Windows 10 Creators Update

Publicado a 4/27/2017 por Knowledge Inside em Review
image

No dia 11 de abril, a Microsoft começou a disponibilizar a segunda grande atualização para o Windows 10. O Windows 10 Creators Update contém novas funcionalidades e algumas pequenas alterações visuais, cumprindo a estratégia de atualizar o seu sistema operativo (SO) de forma regular (anualmente?), em vez de lançar uma nova versão completa com menor regularidade. Esta atualização será disponibilizada gradualmente para todos os dispositivos mas poderá já ser instalada manualmente.

Algumas das novas funcionalidades da nova atualização, são as ferramentas 3D. Está agora disponível o Paint 3D permitindo a criação e edição de objetos 3D. Passa a existir também o Remix 3D que é uma espécie de repositório online onde pode encontrar ou partilhar as suas criações 3D.

Ainda dentro desta área gráfica, os gammers não foram esquecidos. Através de uma nova opção de gestão de definições, é possível configurar ao pormenor a forma como os dispositivos integram com os jogos disponíveis para Windows 10. Entre outras, é destacado o modo “Game” que promete melhorar o desempenho dos jogos, reduzindo a prioridade dos outros programas em execução. Além disso, é agora possível fazer stream direto para o Beam, concorrente da Microsoft para o Twitch, bastando para isso pressionar Win+G e selecionando a opção de Stream.

A loja oficial do Windows passa agora a vender livros integrando a sua leitura diretamente no Microsoft Edge, sendo este também a nova possibilidade de ser o leitor de ficheiros PDF por defeito. Ainda no Edge, a gestão de Tabs é agora mais facilitada com duas novas funcionalidades. A primeira é a possibilidade de ver ao mesmo tempo o preview de todos os tabs abertos que, para quem usa e abusa da quantidade de tabs abertos, é bastante interessante e poupa bastante tempo. Outra funcionalidade a destacar é a possibilidade de guardar os tabs abertos, para serem reabertos mais tarde.

Outras funcionalidades de pormenor que podem ser bastante úteis no dia-a-dia são:

- Possibilidade de adiar as atualizações maiores por até 1 ano e atualizações de segurança por 30 dias;
- Bloqueio de instalação de aplicações que não estejam na Loja Windows;
- Possibilidade de ligação de um Smartphone por Bluetooth de forma a bloquear o PC automaticamente dependendo da distância do Smartphone ao computador;
- Função luz noturna que permite diminuir a cor azul do ecrã evitando cansar a vista.

Na vertente mais empresarial e virada para IT Pros, destacamos melhoramentos no Windows Defender Advanced Threat Protection (ATP), incluindo a possibilidade de criar alertas personalizados para ameaças ao sistema e colocar utilizadores que geram muitos alertas de segurança, em monitorização e investigação para averiguar as causas do elevado número de alertas.

Também foi disponibilizada a nova ferramenta Windows Configuration Designer que permite configurar devices com Windows 10 de forma centralizada sem necessidade de criação de packages de instalação ou configuração.

O que nós dizemos
Esta nova estratégia da Microsoft em distribuir uma grande atualização do sistema operativo de forma regular, faz-nos pensar que temos um novo sistema operativo instalado no computador. De facto, as novas funcionalidades são muitas e permitem ativamente que a utilização do Windows 10 seja mais eficiente. Nem tudo é um mar de rosas… Assim que as primeiras atualizações foram efetuadas detetaram-se vários problemas que, nalguns casos, podem levar a fazer um rollback na instalação da atualização. Mesmo fazendo o rollback, o sistema poderá ter outros problemas que não tinha anteriormente. Assim, a menos que queira utilizar muito, mas mesmo muito, uma nova funcionalidade do Windows 10 Creators Update, aguarde mais uns dias e verá que a experiência será muito mais positiva!

Comments