Veeam Backup & Replication v12

Publicado a 6/29/2023 por Knowledge Inside em Review
image

Anteriormente tivemos a oportunidade de partilhar a notícia do lançamento da nova versão do Veeam Backup & Replication V12. Nessa primeira abordagem referimos apenas a novidade mais surpreendente, a Garantia de Ransomware.

Esta nova versão fugiu ao ciclo de atualizações anual a que a Veeam nos tem habituado e que levou a uma longa lista de novas funcionalidades que esta disponibilizou num documento com cerca de 32 páginas. A espera valeu bem a pena, pois são mais de 500 as melhorias e novas funcionalidades num produto que, por si só, era já excelente.

Assim, vamos abordar apenas as restantes novidades que nos parecem ser verdadeiramente inovadoras e úteis, que rapidamente vão facilitar o trabalho à nossa equipa.


1. VeeaMover Engine

Uma nova opção que nos permitirá mover dados entre repositórios e trabalhos de forma nativa, deixando de lado todas as preocupações que até agora tínhamos para garantir que este tipo de operação era realizada com sucesso.

Este é um exemplo claro que irá facilitar bastante a operação diária na manutenção dos backups internos da KI e dos nossos clientes.

 

2. Backup & Recovery

Também neste ponto a Veeam introduziu pequenas melhorias que facilitam as operações no produto. É agora possível ver as diferenças entre os ficheiros que temos num ponto de restauro com os ficheiros em produção.

Rapidamente conseguimos perceber que ficheiros foram alterados.

E que atributos especificamente estão diferentes.

Vai ser também possível restaurar apenas ACLs (access control lists) para ficheiros e pastas. Bastante útil nos momentos em que por erro de operação se fazem alterações massivas nas permissões.
Já a nível de backups, passa a ser possível nos novos trabalhos de backup copy criar um novo formato nos ficheiros de backup em estes ficam divididos por VM. Isto permite melhorar a performance em storages com deduplication, a realização do backup de forma mais rápida pela utilização de múltiplos I/O streams, uma resiliência mais elevada contra a corrupção dos dados de backup, etc.

 

3. Backup infrastructure

Aqui podemos começar por indicar que será finalmente possível configurar as notificações por email para as soluções Google Gmail e Microsoft 365 através do protocolo OAuth 2.0.

Para os SOBR (Scale-out backup repositories) é introduzia uma funcionalidade que permite o rebalanceamento dos dados pelas storages incluídas no SOBR.
Esta é uma opção que recorre de forma automática ao Veeam Mover Engine, já falado anteriormente. Será bastante útil quando pretendemos fazer alterações nas storages incluídas no SOBR.

E também depois de vários pedidos da comunidade Veeam, foi adicionada a possibilidade de criar múltiplas regras de acesso à internet para gerir o tráfego, e desta forma gerir soluções mais complexas.

 

4. Direct backup to object storage

Esta era uma funcionalidade aguardada já há algum tempo pois irá permitir que os trabalhos de backup sejam reazliados diretamente para object repository. Desta forma será possível tirar partido da escalabilidade ilimitada, confiança e resiliência de um armazenamento por objetos, quer seja na nuvem ou OnPrem, sem sacrificar o desempenho de backup e restauro.

Neste ponto é importante referir que no evento Veeam ON para apresentação dos novos produtos da Veeam, Anton Gostev (Senior Vice President of Product Management e membro da Executive Team at Veeam) deu a entender que vê esta solução mais como uma solução de fim de linha, como por exemplo um “Branch Office” e não para um grande ambiente. Nestes casos continua a ser aconselhado existir um backup local como primeiro tier.


5. Immutable backups

Este é um ponto fundamental para garantir nos dias de hoje que temos uma solução de backup resiliente a ataques de Ransomware. Passa a estar disponível tanto em cloud como em soluções OnPrem e durante todo o período de retenção definido.
Alem disto passara a estar disponível para quem usa Veeam ONE alarmística sobre estas configurações.

 

6. Multi-factor authentication

Passa a estar disponível a possibilidade de configurar autenticação multifator para aceder à consola do Veeam. É baseado em TOTP e pode ser ativo para utilizadores específicos.

 

7. Best Practices Analyzer

A maioria das falhas de segurança, perdas de dados e restores falhados podem ser evitadas
seguindo apenas algumas simples práticas recomendadas, o V12 apresenta um Best Practices Analyzer integrado que verifica as configurações do servidor de backup e do produto e sugere alterações importantes que podem melhorar a segurança e aumentar a probabilidade de recuperação bem-sucedida. Este é um produto que é lançado agora, mas que a Veeam espera introduzir e desenvolver muito mais nas próximas versões.

 

8. Suporte para PostgreSQL para a BD do Veeam

Recorrendo ao PostgreSQL é possível fugir à limitação de performance e de 10GB que o Microsoft SQL Server Express apresenta sem que seja necessário fazer upgrade para a versão Standard.
Para já e para grandes ambientes a Veeam continua a recomendar a utilização de Microsoft SQL, no entanto deverá ser uma recomendação que irá mudar brevemente. Nesta nova versão 12 do Veeam já não se encontra incluído o SQL, e caso pretenda usar terá que ser instalado manualmente.

9. Veeam Agent Improvements

Todos os agentes para Windows, MAC, Linux, etc foram atualizados e apresentam melhorias. Neste caso e como trabalhamos maioritariamente com Windows, referir apenas que esta nova V6 inclui a possibilidade de fazer backup directo para Object storage (como já referimos anteriormente), backups file-level com recursos a CBT para servidores e workstations, as notificações com recurso a OAuth 2.0 e compatibilidade com as ultimas versão de Windows.

10. Tape Backup

A Veeam continua a inovar e a introduzir novas possibilidades nos backups para tape. Reforçando a nossa visão, de que um sistema de Tape continua uma solução válida e atual para os dias de hoje, tendo em conta as ameaças encontradas.

Assim passa a ser possível ligar uma Library a um servidor Linux. Está também disponível o suporte para LTO-9.

Os trabalhos de Backup-to-tape passam a suportar a exportação de qualquer backup copy que tenha sido criado com recurso a um backup job multi-plataforma, isto de forma imediata ou periódica.

Virtual synthetic performance, uma nova tecnologia avançada de procura de dados é agora usada para repositórios de backup NFS, melhorando significativamente o desempenho de uma exportação synthetic-full.

O que nós dizemos

A Veeam continua a melhorar o seu produto a cada versão, com uma visão e inovação que não encontramos noutros produtos e a que já nos habituou ano após ano. Irá assim continuar a trilhar o caminho para se manter como líder do seu segmento por mais alguns anos. Como sempre, sendo os backups uma das grandes prioridades na estratégia da Knowledge Inside, é excelente verificar que a ferramenta por nos adotada continua a evoluir e a querer oferecer mais e melhor aos seus clientes. É também bastante gratificante compreender que apesar da dimensão que a Veeam atingiu nos últimos anos, continua muito perto da sua comunidade base, ouvindo e introduzindo as melhorias por ela pedidas.

Comments