Veeam Backup for Office365

Publicado a 9/30/2016 por Knowledge Inside em Review
image

Como anunciámos no último Notícias, no dia 22 de Agosto a Veeam anunciou o seu novo produto, Veeam Availability Platform for the Hybrid Cloud que promete ter mais de 100 novas funcionalidades e melhorias. Uma das que mais esperávamos e que estávamos ansiosos para testar era o “Veeam Backup for Office365” que foi disponibilizada, ainda na versão Beta, no dia 22 deste mês de Setembro.

Como a Veeam nos habituou a instalação é bastante fácil e a utilização intuitiva. De facto, cinco minutos após o download e depois de uma rápida configuração (apenas temos que colocar as credenciais de um utilizador com permissões de administração do Office 365) estávamos a fazer o primeiro backup a uma mailbox do Office365.

A ferramenta liga-se ao Office365 via a API Exchange Web Service (EWS). Uma vez ligada é possível efetuar backups de todas as caixas de correio ou escolher apenas determinadas caixas. Tem também diversas opções de agendamento dos backups.

Para fazer o restore é necessário ter também instalado no computador o “Veeam Explorer for Microsoft Exchange”. É possível efetuar o restore de forma completamente granular, isto é, é possível fazer o restore da mailbox completa, de uma determinada pasta ou até de uma mensagem ou contato. Pode fazer o restore para um PST, para um ficheiro .msg ou até enviar por mail para a caixa de correio original ou para outro endereço de mail.

A Veeam promete oferecer um ano de licença gratuita a todos os clientes que já tenham as edições Standard ou Enterprise do “Veeam Backup & Replication Enterprise” e três anos gratuitos a quem tenha a versão Plus.

O que nós dizemos
Ao contrário do que muitos pensam, a Microsoft não faz backups ao sistema de mail do Office365, os dados são replicados por diversos datacenters através da tecnologia DAG (Exchange Data Availability Group). Existem algumas opções para aumentar a possibilidade de recuperar um item, como manter os itens eliminados por mais tempo ou ativar o in-place hold (apenas disponível em alguns planos). Estas opções são suficientes para muitas organizações mas outras, quer por questões de compliance ou pela criticidade da informação existente, precisam de uma solução de backup completa. O Veeam vem responder a esta necessidade e promete ser um importante aliado nas empresas com esta necessidade.

Comments