Teams Approvals

Publicado a 2/26/2021 por Knowledge Inside em Review
image

Na review deste mês vamos focar-nos numa nova funcionalidade/app do Teams que foi recentemente lançada, as Teams Approvals, ou em português as Aprovações do Teams.

As Teams Approvals permitem a qualquer pessoa criar, gerir e partilhar facilmente flows de aprovações diretamente no Teams. As aprovações podem ser criadas na app de aprovações, ou de uma conversa ou canal do Teams. É tão simples como preencher o nome de quem deve aprovar, colocar alguma informação adicional que queiramos acrescentar e adicionar um anexo se necessário. Opcionalmente podemos criar respostas customizadas ao invés do Aprovar/Rejeitar que existem por defeito.

Despesas Mensais

Uma vez criada a aprovação, o(s) aprovador(es) recebem uma notificação e podem rapidamente rever os detalhes do pedido e quaisquer ficheiros que tenham sido anexados. Após a análise podem imediatamente responder de forma positiva ou negativa ao pedido.

Deslocação Algarve

Quem pede ou aprova também consegue facilmente seguir o estado de todos os pedidos. Tem acesso a detalhes chave dos pedidos como o estado, quem pediu e quem deve aprovar. Pode selecionar um pedido para ver os detalhes do mesmo e monitorizar o progresso, ou filtrar pelo estado.

Power Automate

Para os mais aventureiros, estas aprovações também podem ser usadas como passos de workflow no Power Automate e ser usado o resultado da aprovação como condição no mesmo.

O que nós dizemos

Para quem usa o Teams como principal ferramenta de trabalho como usamos na Knowledge Inside, quaisquer funcionalidades acrescidas são sempre bem-vindas e os Teams Approvals não são excepção.
Poder-se-á argumentar que ainda lhe falta algumas funcionalidades como por exemplo integração com listas ou a possibilidade de interagir com quem efetuou o pedido através do cartão do pedido, mas neste momento a sua simplicidade é mesmo a sua melhor característica, já que sem qualquer formação e em tempo recorde se consegue utilizar a mesma.
Na realidade o Approvals é o motor de aprovação da Power Platform há muito tempo e com ele podemos construir soluções poderosas envolvendo o Teams, o Outlook, Sharepoint e integrações com soluções externas recorrendo a conetores, tudo orquestrado pelo Power Automate.
A novidade agora é o utilizador poder lançar um pedido de aprovação simplificado e ad-hoc, diretamente de uma conversa no Teams sem ter de criar um Flow para controlar o processo.

Comments