Review: Windows Admin Center

Publicado a 4/30/2018 por Knowledge Inside em Review
image

A administração de sistemas Windows obriga a recorrer a variadas ferramentas para conseguir realizar as tarefas consideradas rotineiras ou para troubleshooting. É necessário aceder a aplicações como Event Viewer, Task Manager, Device Management, Disk Manager, etc. São quase 20 as aplicações necessárias para a normal gestão de uma máquina Windows.

A Microsoft veio por fim lançar uma ferramenta há muito esperada que engloba todas estas aplicações e que simplifica muito a gestão de sistemas de forma remota.

Mais conhecido por Projeto Honolulu foi batizado como “Windows Admin Center” e está disponível de forma gratuita. De pequenas a grandes empresas, de Cloud a On-Prem tudo estará agregado nesta nova suite de gestão remota.

Esta nova abordagem assenta num ambiente gráfico disponibilizado através de um Browser e que irá permitir a gestão de sistemas Windows Server ou Windows 10 sendo a mesma feita de uma forma muito idêntica ao permitido através de uma consola de gestão - mmc.

Para além de servidores e estações de trabalho, estejam ou não integradas num domínio com Active Directory, permite ainda a gestão de Failover Cluster e Hyper-Converged Infrastructure.

O Windows Admin Center vem complementar os já existentes System Center ou Azure Operations Manager mas permite fazer alterações diretamente no equipamento gerido sem ter que recorrer a uma sessão Desktop Remota.

Com todo este potencial o controlo de utilizadores pode ser feito de forma muito especifica dando apenas os acessos estritamente necessários a cada utilizador conforme o trabalho que vai realizar.

O Windows Admin Center está dividido em duas componentes principais, o “Gateway” que faz a monitorização dos sistemas, por PowerShell ou por WMI, e o “Web Server” que apresenta o ambiente de controlo através de um Browser. Este acesso pode ser publicado diretamente para internet. A sua implementação é extremamente versátil permitindo que tanto seja instalado num servidor dedicado, num servidor a monitorizar ou mesmo num PC cliente.

Todo este conceito é ainda muito recente e apesar de já estar disponível para implementações em ambientes produtivos a Microsoft continua a trabalhar para adicionar ainda mais funcionalidades incluindo a possibilidade de serem desenvolvidas aplicações de terceiros através de um SDK a disponibilizar num futuro próximo.

O que nós dizemos

Como vimos esta ferramenta promete facilitar a vida a todos que passam muito do seu tempo a implementar, monitorizar e gerir sistemas operativos Windows, pelo que estamos extremamente entusiasmados com os novos métodos de trabalho que se avizinham e que vão reduzir muito os tempos despendidos nestas tarefas. Acreditamos que, fruto da simplicidade de gestão e monitorização, o Windows Admin Center vai também permitir o descolamento definitivo de implementações do Windows Server Core.
Na KI ainda não estamos a utilizar esta ferramenta em ambientes produtivos mas prometemos voltar ao tema e aprofundar o Windows Admin Center em próximas edições na Noticias na Cloud.

Comments