Review: Azure Files e Azure File Sync

Publicado a 10/31/2018 por Knowledge Inside em Review
image

O produto da Microsoft Azure Files já está no mercado há alguns anos, possibilitando às empresas uma alternativa ao tradicional Fileshare. Permite aos utilizadores uma experiência similar à de um Fileshare tradicional, mas usando a cloud Microsoft, evitando assim a necessidade de servidores dedicados para este efeito e com todas as garantias de segurança e resiliência associadas.

Ao permitir ligações SMB 3.0 aos ficheiros, apenas a largura de banda e latência da ligação de internet poderão afetar o acesso aos ficheiros como se de um fileshare tradicional se tratasse. Este tipo de acesso aos ficheiros chama-se Direct Cloud Access.

Uma vez que a experiência dos utilizadores varia muito com a qualidade da ligação do local onde se encontra, a Microsoft introduziu uma nova solução que une as vantagens de cloud e Fileshare num produto só, o Azure File Sync.

Com esta solução híbrida, é possível usar o Azure Files como um repositório central de informação, mas ter uma cache do conteúdo mais utilizado em um ou mais servidores, e em uma ou mais localizações, consoante o que o cliente julgar mais adequado.

As vantagens desta solução são várias:
- Os utilizadores continuam a aceder aos ficheiros da mesma forma, não se apercebendo de qualquer alteração.
- É possível ter a mesma cópia dos ficheiros em várias localizações pelo globo, não sendo necessário criar um Fileshare em cada localização. É possível definir diversos grupos de sincronização, permitindo ter conteúdos diferentes em servidores diferentes.
- Backups centralizados. Ao concentrar toda a informação no Azure, é possível ter apenas um backup que englobe todos os dados de uma organização, em vez de diversos backups, espalhados pelas diversas localizações da empresa pelo mundo, com todos os custos e problemas daí inerentes.
- Solução de Disaster Recovery. Em caso de perda de um File Server numa localização, é possível em pouco tempo colocar os mesmos dados num novo servidor, simplesmente sincronizando os Azure Files com esse novo servidor.
- Cloud Tiering. Esta solução permite-nos resolver um dos grandes problemas de Fileshares com muitos anos de existência, o de não se querer apagar dados antigos ou não se ter tempo para limpar o servidor de dados desnecessários. Uma vez que apenas os dados mais acedidos são mantidos no servidor, e os dados menos acedidos no Azure Files, permite às organizações poupar drasticamente em espaço utilizado nos mesmos servidores e efetuar a limpeza de fileshare de forma automática.
- Acesso por SMB permite manter compatibilidade com aplicações legacy que não suportem outros tipos de armazenamento na Cloud.

O que nós dizemos

Na Knowledge Inside estamos todos muito entusiasmados com este novo produto da Microsoft. Apesar das muitas vantagens em mover os ficheiros para a Cloud, deparamo-nos muitas vezes com alguma relutância por parte das organizações em abandonarem o modelo tradicional de Fileshare por um mais moderno e que melhor serve as necessidades dos utilizadores e do IT.
O Azure Files Sync permite a estas mesmas empresas migrarem o conteúdo do seu Fileshare para a Cloud sem as desvantagens associadas à migração para um novo sistema, e fá-lo com inúmeras vantagens, tais como poder disponibilizar a mesma informação em zonas geograficamente dispersas, poder efetuar um backup central da mesma e de permitir uma solução de DR versátil.
Como principais desvantagens neste momento, salientamos o facto do tamanho máximo do fileshare ser neste momento de 5TB (algo que será aumentado no futuro para 100TB) e não permitir co-autoria de documentos, o que a coloca num patamar inferior em termos de colaboração como as soluções 100% cloud como o Office 365 na sua vertente de Sharepoint Online.

Comments