Remote Help no Microsoft Endpoint Manager

Publicado a 4/28/2022 por Knowledge Inside em Review
image

Este mês a review vai-se focar numa nova feature do Microsoft 365, mais em específico da solução Microsoft Endpoint Manager.

Ficou disponível para todos os tenants de Microsoft 365 neste mês de Abril mais uma funcionalidade do Endpoint Manager, que recorde-se já incluía soluções de MDM (Mobile Device Management), MAM (Mobile App Management), Acesso Condicional, entre outros serviços.

Estou a falar em concreto do Remote Help, uma solução de assistência remota integrada no Admin Center do Microsoft Endpoint Manager. Esta solução é baseada no aplicativo Quick Assist presente no Windows 10/11, mas permitindo funcionalidades mais avançadas.

Uma vez que cada vez mais o ambiente de trabalho passou a ser remoto ou híbrido, soluções destas são cada vez importantes para as empresas poderem intervir no seu parque informático, e poderem ajudar os seus colaboradores.

A Microsoft realça as seguintes vantagens desta solução:

•  Role-based access control (RBAC) – É possível configurar que técnicos de suporte podem ajudar quais utilizadores, bem como decidir os privilégios de cada um desses mesmos técnicos.
•  Possibilidade de elevação de privilégios, caso o Role assignado ao técnico assim o permita.
•  Monitorizar sessões de suporte activas, e ver detalhes de sessões anteriores.
•  Alertas de conformidade – Ao ligarem-se a uma máquina, os técnicos de suporte têm acesso a alertas caso o dispositivo em questão não esteja em conformidade com as políticas da empresa.
•  Funcionalidade de reporting, para analisar problemas recorrentes e actividades potencialmente suspeitas.

Esta solução apresenta os seguintes requisitos:

•  Subscrição de Intune.
•  Licença add-on de remote help.
•  Windows 10/11.
•  A app Remote Help para windows.

Uma vez que esta é uma solução de Microsoft 365, é uma característica importante que apenas pessoas da mesma organização podem pedir e/ou prestar assistência umas às outras, respeitando claro os roles definidos no Microsoft Endpoint Manager.

Isto permite uma maior transparência para o colaborador que pede a assistência que tem acesso aos dados e foto de quem lhe vai pedir acesso ao pc, permitindo assim uma maior relação de confiança.

Para quem está no outro lado da chamada, realçam-se o dashboard que permite ter estatísticas em tempo real das sessões de suporte, bem como registo de diversos dados das mesmas, como o tempo decorrido, os problemas de ligação encontrados, se foi necessário elevar sessão, etc.

O que nós dizemos

Sendo a Knowledge Inside uma empresa que presta suporte a diversas organizações, é sempre com agrado que vemos o aparecimento de mais uma solução de assistência remota, ainda para mais integrada com o Microsoft 365, e mais em específico com o Microsoft Endpoint Manager, que tanto utilizamos na nossa organização.
Sendo que já utilizávamos o Quick Assist com alguma regularidade, verificamos que o Remote help colmata as principais falhas deste aplicativo: a falta de possibilidade de elevarmos a sessão, e a falta de controlo de quem prestava a assistência.
Como pontos menos positivos apenas realçamos o licenciamento, que ao não estar incluído em nenhum dos pacotes existentes, obriga a um investimento adicional por parte das organizações e o facto de apenas suportar Windows 10/11.

Comments