“Relato” de uma burla conhecida por “olá mãe, olá pai”

Publicado a 1/30/2024 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Certamente que já ouviu falar de uma das mais conhecidas fraudes nos tempos atuais: “Olá mãe, olá pai”? Conheça a história e testemunho de um dos nossos clientes, Luís Ferreira.

No dia 16 de janeiro de 2024, recebi uma mensagem, usando o principal truque deste tipo de burla: “Olá Pai, bom dia podes salvar este número, porque o meu telemóvel estragou-se e vou ficar com este número provisório.”

A foto para o criar o perfil falso no WhattsApp foi retirado do Facebook da minha filha.

O que é inovador nesta burla é o uso de uma foto de alguém que nos é familiar ou próximo, para tornar mais credíveis as mensagens. 

 

O talão multibanco obtive-o na internet e depois de alterado e enviado serviu para manter a conversa ativa por mais algumas horas e assim deixar rasto com volume de informação para eventuais investigações pelas autoridades competentes. Enviaram novo pedido com nova entidade, referência e montante para comprar um MacBook no Shopping de Oeiras Park.

 

 

Participei no portal https://queixaselectronicas.mai.gov.pt. Segundo o portal, esta queixa está entregue à GNR como entidade responsável para dar seguimento. Alerto que é necessário fazer autenticação com CC ou chave móvel digital para poder fazer a participação. Infelizmente o formulário do site não está preparado para participar este tipo de burla, mas consegue-se preencher.


 

 

Este tipo de burla já foi noticia na SIC e outros órgão de informação https://sicnoticias.pt/pais/2023-12-14-Burla-ola-pai-ola-mae-tornou-se-ainda-mais-perigosa-4e889dae  e no site da PGR, https://www.ministeriopublico.pt/sites/default/files/documentos/pdf/denuncias-de-cibercrime.pdf

Há vários anos que o número da entidade, 21800,  usada nesta fraude é sobejamente conhecida do Banco de Portugal, da SIBS, em variados portais da queixa, das autoridades de investigação, amplamente noticiado em vários órgãos de comunicação social e até ao momento ninguém atuou barrando a sua utilização na rede bancária, https://www.deco.proteste.pt/comunidades/financas-pessoais/orcamento-familia/conversation/11313/entidade-21800alerta-de-fraude 

Comments