Plicca – Inteligência artificial ao serviço da sua produtividade pessoal

Publicado a 3/30/2020 por Knowledge Inside em Review
image

Assistentes de gestão de emails, a nossa experiência
Apontada como uma das grandes tendências para 2020, a Inteligência Artificial veio para mudar/revolucionar a nossa forma de interagir com o mundo, tanto no universo profissional como pessoal.

A Plicca surge na onda da revolução digital com o objetivo de transformar uma área que, desde o seu aparecimento há mais de 50 anos, pouca modificação tem sofrido: a gestão de email. Com a sua base assente em IA e compreensão de texto, a Plicca construiu um assistente de email que promete melhorar a forma como as empresas gerem, processam e priorizam os emails na sua caixa de correio, dizendo o que ler, quem deve ler e o que pode esperar.

Para esta review focámo-nos em três pontos. Nomeadamente a forma como podemos saber o que devemos ler e responder, como é que as tarefas que são distribuídas entre os vários membros de cada equipa e como tirar partido da integração das Analíticas com PowerBI.

Passos de Configuração

Para configurar o assistente da Plicca na minha conta de Office 365, acedi a https://plicca.com, fiz o registo e criei uma conta associada nossa empresa.

Segue-se uma fase onde o assistente começa a aprendizagem com base nas nossas interações passadas e no dia seguinte começamos a ter as primeiras sugestões, nomeadamente o que devo ler e responder.

Em baixo podemos ver que dos últimos 3 emails que recebi, um deles espera a minha resposta, outro espera a minha leitura e o terceiro não requer nenhuma ação imediata da minha parte pelo que posso atribuir-lhe uma prioridade mais baixa e deixá-lo para mais tarde.

 

Integração com equipas

Depois de alguns dias de utilização, a Plicca passou a ser capaz também indicar quem na equipa devia dar seguimento a cada email, algo bastante útil visto economizarmos tempo e comunicação duplicada. Numa situação em que um email deveria ser atribuído a outra pessoa, simplesmente alterei a categoria no Outlook e essa alteração propagou-se aos outros membros. É importante ressalvar que todas as contas de email continuam individuais, a Plicca apenas ativa esta funcionalidade quando deteta múltiplos membro da equipa nos destinatários de determinado email. Em baixo podemos ver os emails que me foram atribuídos assim como os diferentes membros da minha equipa.

 

Integração com PowerBI

Através da integração com o PowerBI configuramos quatro gráficos para visualizar e configurar algumas métricas de performance da nossa equipa como a rapidez de resposta, tempo de resolução de um ticket e rácio de emails recebidos vs enviados, como podemos visualizar em baixo.

Em resumo, a Plicca permitiu reduzir alguma duplicação de trabalho, menos preocupações quando recebemos um email fora de horário laboral e melhorar processos graças às métricas dos emails no PowerBI. Visto que está integrado no Office 365 e no Outlook através do Microsoft Graph API permite ter a mesma experiência tanto em Desktop como em Mobile. Esta é por seu lado, uma limitação nas versões do Exchange mais antigas, pelo que recomendamos, no caso de soluções on-premise, que validemos a versão do Graph API que o seu Exchange suporta atualmente.

O que nós dizemos

Conhecemos o António Bernardino, CEO da Plicca, ainda dos seus tempos de estudante, quando passou por um estágio na Knowledge Inside. Já nessa altura reparámos que era um miúdo com todos os ingredientes para ser uma pessoa de sucesso: Altamente sociável, divertido, entusiasmante, empreendedor e com uma capacidade de aprender e compreender o que transmitíamos como poucos têm. Foi um estagiário de verão, mas que marcou, por cá todos se lembram bem do António.
Não podia, pois, ser mais do nosso agrado publicar esta review e constatar que a Plicca está no bom caminho. Decidiram apostar na área mais em crescimento na indústria de TI, a inteligência artificial, criando um produto que ajuda a resolver um problema clássico que todos compreendem: A produtividade pessoal em particular na gestão do “Inbox”. Melhor ainda, fazem-no de forma nativa para a língua Portuguesa o que é uma grande mais valia, pois é raro termos equipas a desenvolver dando prioridade à nossa língua.
Numa altura em que se fala tanto em produtividade no trabalho a partir de casa e em comprar o que é nacional, a Plicca é uma solução que se adequa em pleno. Ajudamos uma startup nacional e ela ajuda-nos a manter o foco.

Comments