O que preciso de saber acerca do Microsoft Viva?

Publicado a 11/30/2021 por Knowledge Inside em Opiniao
image

De acordo com a Microsoft, o Viva é uma plataforma de experiência dos colaboradores que reúne comunicações, conhecimentos, aprendizagem, recursos e informações no fluxo de trabalho. Com tecnologia do Microsoft 365 e utilizado no Microsoft Teams, o Viva promove uma cultura que capacita as pessoas e as equipas a dar o seu melhor em qualquer lugar.

Numa definição mais prática o Viva é uma plataforma que procura simplificar e melhorar a vida a todos os que trabalham na organização utilizando, claro, o Microsoft teams como central das operações. Neste opinião (mais ao estilo de um review) destaco aquilo que necessitamos de saber sobre a plataforma mais popular do momento pelos lados de Redmond.

A plataforma divide-se em quatro módulos:

Connections – Cultura empresarial e comunicações

O Connections é uma porta de entrada para a sua experiência de colaborador, com notícias personalizadas, comunicações, tarefas, pessoas e recursos. A promessa é de trazer a velha e boa intranet para dentro do Teams. Fornece num único local, conteúdo curado específico para os interesses individuais de cada um. Assim, os gestores podem comunicar e envolver os seus colaboradores e os colaboradores podem ter fácil acesso às ferramentas e recursos de que necessitam num único lugar. Os conteúdos e links baseiam-se nas capacidades existentes no Microsoft 365, como o SharePoint e o Yammer. A App concebida tanto para desktop como para trabalhadores móveis também funciona como uma rampa de lançamento para os outros três módulos Viva

Topics – Conhecimento e especialização

O Topics foca-se no conhecimento e na especialização. Utilizando IA para identificar conhecimentos e especialistas e organizá-los em tópicos partilhados. A IA cria automaticamente uma página para cada tópico encontrado. É como uma Wikipédia para a empresa onde a IA faz o primeiro rascunho. As páginas de tópicos vão surgindo como cartões de tópicos de forma natural no fluxo de trabalho do colaborador, tal como numa conversa no chat.

Insights – Produtividade e bem estar

O Insights reúne o Workplace Analytics, o MyAnalytics e o Glint numa única aplicação no Teams para fornecer informações (protegidas pela privacidade) para indivíduos, gestores e líderes. Por exemplo, os colaboradores obtêm insights personalizados, que só eles podem ver, que os ajudam a proteger o seu tempo para pausas, para trabalho focado e para formação, promovendo uma maior produtividade e bem-estar.

Learning - Qualificação e crescimento

O Learning permite que os colaboradores descubram facilmente as formações disponíveis no normal fluxo de trabalho. O Learning agrega conteúdos do LinkedIn Learning, Microsoft Learn, conteúdos de formação de terceiros e conteúdos próprios da organização – tudo num só local. Além de fornecer agregação e recomendações, permite também que os gestores atribuam e rastreiem a formação, bem como informem sobre a formação às suas equipas.

Algumas destas funcionalidades estão disponíveis para todos os utilizadores do Microsoft 365, no entanto para obter as funcionalidades na sua plenitude, será necessário adquirir uma licença adicional específica por utilizador.

No atual ambiente híbrido e de trabalho remoto, esta é a aposta da Microsoft, para manter os colaboradores empenhados, produtivos e a vestirem a camisola. Tudo sempre dentro do Teams, a plataforma que caso ainda restassem dúvidas, veio mesmo para ficar.

Comments