O que destaco do Microsoft Ignite 2022

Publicado a 10/31/2022 por Knowledge Inside em Opiniao
image

A maior conferência técnica da Microsoft voltou após dois anos de interregno, nos dias 12 e 13 de outubro a um formato presencial, mas diferente, mais comedido, híbrido, privilegiando as câmaras de filmar e orientado para a divulgação de novos produtos, quase parecendo um show de TV.

Foi em Seattle que a Microsoft organizou este evento e pela primeira vez em muitos anos, com muita pena minha, não estive presente. O evento de apenas dois dias, associado ao facto de toda a conferência ser também disponibilizada online, pesaram a favor de evitar uma tão grande deslocação e investimento. Isto não quer dizer que não tenha estado atento às novidades que foram muitas e algumas muito bem-vindas.

No Book of News conseguimos encontrar todos os anúncios divulgados no Ignite organizados por tema. As nove áreas que compõem as novidades são: IA, Azure, Aplicações empresariais, Edge, Industry Cloud, Microsoft 365, Power Platform, Security e Windows.

Dou destaque às novidades no Endpoint Manager, nome que a Microsoft de forma surpreendente anunciou que vai deixar de utilizar, voltando a colocar todas as soluções de gestão via cloud debaixo da marca Intune. Foi anunciada uma suite premium do Intune (licenciada à parte), que vai incluir o Endpoint Privilege Management, Remote Help e o Microsoft Tunnel for Mobile App. O Endpoint Privilege Management, deixa-me particularmente entusiasmado. É uma solução que vai perimir atribuir ao utilizador de forma temporária permissões de administrador no seu PC quando necessita de instalar algum software. Um administrador poderá aprovar o pedido e permitir assim que o utilizador execute a operação em segurança.

O Remote help vai ser uma versão empresarial do Quick Assist, permitindo aos administradores ligarem-se aos computadores de forma remota. Já o Microsoft Tunnel for Mobile App, será um género de VPN para permitir acesso seguro as aplicações da organização.

O nosso querido Microsoft Teams também foi alvo de diversas novidades. Vamos ter agora uma edição “Microsoft Teams Premium” que vai oferecer funcionalidades extra, tais como templates de reuniões, branding personalizado e resumos das reuniões, incluindo lista de próximas ações, separação por capítulos e tradução tudo recorrendo à IA. Os canais do Teams também vão sofrer modificações de design, começando na ordem dos posts que serão apresentados de forma inversa, com as novas conversas no topo. Vamos também poder escolher o tipo de publicação que queremos fazer e vai ser possível fazer “pop-out” de uma conversa específica. Tudo novas funcionalidades para melhorar a experiência de utilização.

O Teams ganha também uma nova App, o Microsoft Places, desenhada para gerir os espaços de trabalho híbridos.

O Microsoft Places irá fornecer entre outras funcionalidades:

  • Um dashboard com os dias em que os colegas estarão no escritório.
  • A localização física da pessoa no indicador de presença.
  • A possibilidade de consultar os espaços de trabalho reservados pelos colegas de forma a podermos reservar um espaço perto dos mesmos.
  • Ajudas no tempo passado em viagem com possibilidade de agendar automaticamente as deslocações.
  • Mapa e navegação pelo escritório.

Mais exótica é a opção de podermos criar um avatar da nossa pessoa, utilizando centenas de customizações para podermos usar em reuniões sem termos de ligar a câmara.

Por fim e em termos de segurança destaco a impressionante nova funcionalidade do Microsoft 365 Defender para combater o ransomware, o Automatic Attack Disruption.

Como sabem o ransomware é um tema ao qual dedicamos particular atenção e esta solução promete entregar aquilo que verdadeiramente se espera de um XDR: A capacidade de intercetar sinais de várias fontes quer na cloud quer no equipamento e agir de forma a isolar o utilizador e equipamento antes que o ransomware se torne um problema maior na organização.

Estes são os meus principais destaques entre as centenas de novidades anunciadas. Podem encontrar todas as sessões do evento de forma gratuita, caso queiram dar uma olhadela, aqui: Session catalog (microsoft.com).

Comments