Nova Office App para Windows 10

Publicado a 2/28/2019 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft anunciou recentemente a disponibilidade de uma nova aplicação Office para os utilizadores do Windows 10. Referida como uma “Web app progressiva”, foi concebida para substituir a atual app MyOffice que está pré-instalada nos sistemas com Windows 10. Com um design semelhante ao Office.com – a coleção gratuita de apps Office para consumidores – disponibiliza capacidades adicionais que fazem com que seja avaliada mais como uma aplicação nativa que propriamente como um “add-on”.

Na prática, a nova Office App permite que os utilizadores executem mais rapidamente as aplicações do Office e faculta acesso a apps desktop do Office instaladas no sistema, assim como a serviços como o armazenamento cloud OneDrive ou SharePoint, ou as Office Online Web apps que fazem parte das subscrições do Office 365. Além disso, ficou a saber-se que as empresas que utilizam a Azure Active Directory vão também disponibilizar acesso a apps de terceiros dentro da app Office. Estas aplicações são mostradas na aplicação Office para que seja possível aceder a esses ambientes sem ter que sair da aplicação.

Como uma “app progressiva” (PWA- progressive web app), a Office app confere acesso offline a apps e ficheiros recorrendo a um “service worker” – um JavaScript que funciona com ligações HTTPS para permitir um acesso a ficheiros offline através da utilização de cache. Na prática, funciona como um servidor proxy que gere as aplicações web, o browser e a rede. Além disso, a app mostra os documentos utilizados mais recentemente numa lista, mesmo aqueles que foram partilhados.

A Office app foi ainda concebida com algumas preocupações específicas relacionadas com ambientes empresariais. Entre as diferentes funcionalidades embutidas para que os administradores de TI possam otimizar processos nas organizações, destaque para a possibilidade de personalizar a experiência do utilizador com “branding” das empresas – nomeadamente a possibilidade de adicionar logótipos das companhias – ou de construção de uma nova interface de utilização personalizada. Além disso, os utilizadores podem aceder a apps de terceiros utilizando Add-in através da Office app e beneficiam da funcionalidade Microsoft Search, que confere uma experiência de procura unificada para encontrar documentos e pessoas na empresa.

A nova Office app já está disponível para download a partir da Microsoft Store. É ainda possível instalar a Office app a partir de um browser em alguns sistemas operativos: os utilizadores de Android mobile podem instalá-la diretamente a partir do browser da Samsung, Firefox, Opera e Chrome. Este último browser permite instalações para desktop em Linux e Windows (o suporte para macOS está atualmente em fase beta).

De resto, a multinacional de Redmond deu a conhecer alguns dos planos para as apps progressivas, revelando que elas vão permitir expandir o que pode ser feito com apps browser. Elas vão conferir por exemplo acesso ao Windows Hello, a solução de autenticação através de biometria em máquinas com Windows 10.



O que nós dizemos

As web apps progressivas permitem adicionar novos layers de funcionalidades e otimizar os diferentes recursos e capacidades do sistema operativo Windows 10 e dos diferentes serviços da Microsoft. Fica claro pelas declarações do gigante norte-americano que a nova Office App vai melhorar as experiências de utilização, otimizar a performance e a resiliência, facilitar o processo de instalação e de envolvimento com as aplicações do ecossistema Office.
Ao incluir estas PWAs na Office app, a Microsoft confere ainda mais funcionalidades a um sistema que é já de si extremamente robusto e rico em features. O Windows 10 e os seus utilizadores – tanto domésticos como profissionais – têm neste anúncio a garantia de que a empresa de Washington não esgota os seus esforços apenas em atualizações de segurança, mas pensa em novas formas de otimizar os recursos do sistema e das suas soluções, garantindo uma interoperabilidade e uma complementaridade que dá voz ao princípio de que “o todo é maior que a soma das partes”.

Comments