Microsoft Operations Manager Suite

Publicado a 1/31/2017 por Knowledge Inside em Review
image

Quando pensamos em Cloud associamos de forma imediata um serviço onde podemos colocar os nossos dados, executar aplicações e alojar VMs. Pensar em Cloud, muitas vezes está associado a externalizar não só a computação mas também os dados, com todas as vantagens e desvantagens já bem conhecidas pela maioria dos CIOs das empresas. De facto, estes serviços são o que mais sucesso têm e que mais vendem em qualquer um dos grandes fornecedores de Cloud. O mercado já interiorizou que é vantajoso colocar na cloud as suas VMs, os seus ficheiros, o e-mail e até algumas aplicações como o CRM.

Mas estes não são os únicos serviços que um fabricante como a Microsoft oferece, na vasta lista dos produtos que podemos subscrever no Azure podemos encontrar também soluções para a gestão e controlo das operações. É nesta área que se insere o Operations Management Suite que, como o próprio nome indica, é uma suite de produtos que procura responder às necessidades de gestão de operações de TI, não só em ambientes cloud mas também em ambientes OnPrem ou híbridos. De certa forma, o OMS é a versão cloud da família System Center da Microsoft, ou como a Microsoft gosta de lhe chamar: “uma plataforma de Modern Management”.

Sendo uma suite, o OMS agrega vários produtos e torna o conjunto apetecível ao oferecer um preço bastante atrativo quando comparado com o valor individual de cada um dos seus componentes.

Neste conjunto podemos então encontrar por tópicos:

Insight & Analytics

O Log Analytics, talvez o produto mais interessante de todo o conjunto, é uma solução de analítica, muito potente que está constantemente a receber eventos e logs dos sistemas geridos e a processá-los em tempo real, possibilitando, uma visão muito clara de todo o ambiente gerido através de variadas soluções com dashboards e vistas pré concebidas. Possibilita também uma forma rápida e fácil de analisar e identificar problemas recorrendo à pesquisa que assenta em toda a informação recolhida. Inclui uma função de envio de alertas com possibilidade de executar ações como resposta.

Security & Compliance

Uma solução baseada no Log Analytics e no serviço de Threat Intelligence da Microsoft e de outros fornecedores de segurança, bem como no serviço de geolocalização de endereços IP. Tudo isto é relacionado em tempo real e registado, permitindo-nos saber por exemplo se temos na nossa organização alguma máquina a dialogar com uma entidade maliciosa e ainda a localização e detalhes dessa mesma entidade. Para além destas funcionalidades, temos o registo de toda a atividade dos utilizadores e dashboards sobre atividade suspeita, relacionada por exemplo com roubo de credenciais. Saber, por exemplo, onde foi utilizada a conta “Administrator” nas últimas duas horas é com esta solução uma brincadeira de crianças. Temos ainda visibilidade sobre o estado do antivírus e das atualizações de segurança na nossa organização. Para as organizações que necessitam de auditorias de segurança recorrentes para assegurar algum tipo de certificação, esta é uma solução que rentabiliza por si só. Pois basta ativar e automaticamente o sistema captura todos os dados de registo e eventos necessários para uma auditoria de segurança ou de conformidade de forma completa pesquisável e exportável.

Automation & Control

O Azure Automation é utilizado também pelo Log Analytics para responder a alertas com determinada ação. É capaz de executar e controlar qualquer script ou workflow em powershell na cloud ou em ambiente onPrem em função de uma agenda ou de um determinado evento.

Protection & Recovery

Composto pelo Azure Backup e pelo Azure Site Recovery, a sua proposta de valor é simples: Assegurar o backup a cada sistema gerido e também caso necessário a sua replicação contínua para o Azure para efeitos de recuperação de desastre. Ambos estes produtos por si só são muito populares e certamente poderão poupar muito dinheiro às organizações que atualmente mantém e operam sites de disaster recovery e infraestruturas de backup dedicadas.

E porque o OMS ainda não reponde a todas as necessidades de gestão de Ti de uma organização híbrida, a Microsoft inclui ainda na suite os direitos de utilização de qualquer produto da família System Center para cada um dos sistemas geridos.

Fica então esta síntese do OMS com promessa de voltarmos em próximos reviews a cada um dos elementos de forma individualizada.

Comments