Notícias do Mercado - Microsoft compra GitHub por 7,5 mil milhões – Porque é que esta foi uma escolha acertada?

Publicado a 6/29/2018 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft anunciou no início de Junho a compra do GitHub, uma plataforma de desenvolvimento de software. O negócio foi fechado por 7,5 mil milhões de dólares (6,4 mil milhões de euros) em ações da tecnológica. Em 2015, o GitHub tinha sido avaliado em dois mil milhões de dólares e já em 2016 tinham existido intenções por parte da Microsoft de a adquirir, com um preço inicial de cinco mil milhões de dólares.

Na sequência da aquisição, uma coisa é muito clara: faz todo o sentido para a Microsoft comprar a startup. Se o software do GitHub for integrado de forma inteligente aos produtos da Microsoft, poderá dar à empresa uma grande vantagem em relação à Amazon Web Services, líder no crescente mercado de cloud.

O GitHub é um serviço online que permite aos developers hospedar os seus projetos de software. A partir daí, qualquer pessoa pode fazer download desses projetos e melhorá-los. Essa funcionalidade fez do GitHub o centro do mundo do desenvolvimento de software de código aberto.

No nível mais superficial, a lógica de comprar o GitHub é bem clara. Os developers têm no GitHub uma plataforma necessária e estimada e a Microsoft precisa e muito do “amor” desta classe profissional.

A Microsoft oferece toda uma gama de ferramentas para developers, incluindo o popular software Visual Studio Code e a estrutura de programação .NET Core de código aberto. A popularidade desse tipo de ferramentas fornece uma segurança eficaz para a cloud do Microsoft Azure e outros produtos e serviços da Microsoft - se um produto da Microsoft é preferido em vez de outro, é mais provável que outros produtos da Microsoft sejam também preferidos, especialmente se integrarem de forma limpa.

O GitHub apenas acrescentaria a essa estratégia: os developers já adoram o GitHub e ao possuí-la teria uma linha direta para milhões de developers altamente fidelizados. Já vimos pequenos passos nesse sentido, já que o GitHub e a Microsoft anunciaram integrações entre os seus serviços.

As grandes oportunidades encontram-se na Cloud
Uma coisa é hospedar projetos de software. Outra coisa é executar um projeto de software. Mesmo quando o software hospedado no GitHub estiver ajustado e pronto para o horário nobre, os developers ainda precisam de fazer o download e executá-lo. Isso é fácil se for uma ferramenta relativamente simples destinada a ser executada num único PC, mas é muito mais difícil se se tratar de uma ferramenta de infraestrutura de código aberto altamente complexa que deve ser executada numa cloud pública como a da Amazon, da Microsoft ou da Google.

O CEO Satya Nadella disse que o investimento no GitHub se traduz em ajudar os developers a trabalharem juntos, à medida que o software se torna a chave para fazer negócios em quase todas as empresas.

O que nós dizemos

A oportunidade para a Microsoft é bastante simples. Se conseguir que a cloud do Microsoft Azure seja totalmente integrada ao GitHub - basicamente, forneça aos developers uma maneira fácil de instalar e executar um projeto do GitHub na nuvem – conseguirá atingir a preferência dos developers. Os developers poderiam continuar a preferir o uso do GitHub e começar a utilizar ainda mais o Microsoft Azure.

Comments