Intel Compute Stick

Publicado a 4/29/2016 por Knowledge Inside em Review
image

Inicialmente anunciado em Abril de 2015, a 1º geração destes dispositivos prometia uma experiência Windows num pc que literalmente caberia na palma duma mão. As aplicações seriam numerosas, desde thin-clients para acederem a ambientes remotos, a POS’s em espaços comerciais, a media players para um ambiente doméstico, estes aparelhos seriam capazes de (quase) tudo. Bastaria ligar o pc a uma porta HDMI do monitor/TV e teríamos um pc funcional.

No entanto não foram recebidos no mercado com grande entusiasmo, devido a alguns problemas relacionados com falta de performance, de conectividade e de controladores.
Por isso nesta 2ª geração do equipamento, a Intel anuncia melhorias para resolver esses mesmos problemas. As especificações são as seguintes:

Processador: Intel Atom x5-Z8300 Quad-Core (2 MB Cache, 1.44 GHz base, 1.84 GHz burst)
Gráfica: Intel HD Graphics (HDMI 1.4b output)
Memória: 2 GB Single Channel DDR3L-RS 1600MHz @ 1.35V
Disco: SanDisk 32 GB eMMC
Expansão armazenamento: microSDXC v3.0 Card Slot
Conectividade: dual-band 802.11ac WiFi, Bluetooth 4.0, 1x USB 2.0, 1x USB 3.0
Áudio: Intel HD Audio
SO: Microsoft Windows 10 Home 32-bit x86 (opcional)
Alimentação: Adaptador corrente 5V, 3A
Dimensões: 113mm x 38mm x 12mm

Na embalagem vem incluído, além do stick em si, um cabo hdmi de extensão para garantir o máximo de compatibilidade com os milhares de monitores/TVs existentes no mercado, e um adaptador de corrente que liga na porta micro USB do stick.
A primeira impressão ao olhar para o aparelho é que comparativamente com o seu antecessor tem um aspeto mais conseguido. Cresceu ligeiramente em dimensão para melhorar a sua conectividade tendo o exterior passado a ser preto-mate ao invés de preto brilhante, e até as aberturas de refrigeração parecem ter sido feitas com melhor precisão. Manteve a refrigeração activa com uma ventoinha quadrada de 30mm (!). No geral é um aparelho com um aspeto mais cuidado e profissional que o seu antecessor e que aparenta melhores acabamentos.

Em termos de especificações, e comparativamente com a 1ª geração destes aparelhos, a 2ª possui melhor conectividade com mais uma porta USB 3.0, um processador mais rápido (Cherry Trail vs Bay Trail), melhor placa wireless (AC vs N no modelo anterior) e isso nota-se no seu funcionamento.

É um pc perfeitamente capaz de reproduzir conteúdo multimédia 720p/1080p, de navegar na internet e de executar software de produtividade (Office 365 por exemplo) com uma rapidez satisfatória. Naturalmente que para atingir um formato desta dimensão, certos compromissos tiveram de ser assumidos. O maior estará provavelmente relacionado com o armazenamento incluído, uma vez que com uma instalação de Windows 10, não é muito o espaço que fica disponível em disco. O slot microSDXC permite mitigar um pouco esta situação, mas a performance não é igual ao armazenamento interno. A memória (2GB) revela-se suficiente para as tarefas básicas, mas se quisermos ter várias aplicações abertas simultaneamente, rapidamente se torna escassa e obriga a uma seleção mais criteriosa das mesmas.

O que nós dizemos
É com grande entusiasmo que vemos o aparecimento de cada vez mais aparelhos deste género. Este tipo de equipamentos são ideais para aplicações que não requeiram grande capacidade de processamento, como aplicações cloud based (como por exemplo o NIODO), permitindo às empresas poupar em termos energéticos (este processador tem um SDP anunciado de apenas 2W!), em termos de espaço de secretária (deixamos de ter torres a ocuparem grande parte do espaço disponível para os colaboradores), e até em termos de custos de renovação do parque informático. O preço de um destes equipamentos é extremamente acessível e permite injetar nova vida num parque informático que já acuse a sua idade. Para uma utilização particular, é fácil imaginá-lo como um excelente media player. Não sendo um pc perfeito para todas as utilizações, é no entanto uma excelente ferramenta para os cenários de utilização acima descritos.

Comments