Hysolate - Segurança para administradores de sistemas

Publicado a 11/29/2019 por Knowledge Inside em Review
image

No início de Novembro a equipa da KI teve a oportunidade de assistir a uma conferencia sobre virtualização onde foram apresentados alguns produtos conceituados no mercado e alguns deles totalmente inovadores.

Entre eles estava o Hysolate, uma nova forma de virtualização direcionada para Desktop/Portáteis que separa a utilização que faz do seu PC garantindo que ações críticas estão isoladas do normal ambiente produtivo.

Com isto consegue ter segurança e produtividade no mesmo equipamento de forma completamente transparente e de fácil utilização.

Com a sua base assente em tecnologia Microsoft, a Hysolate construiu uma nova forma de pensar virtualização criando uma solução distinta das restantes do mercado. Assim correndo por baixo do sistema operativo permite dividir o PC em vários ambientes de trabalho segregados garantindo a segurança na comunicação entre eles.

Esta gestão é feita de forma centralizada através de um dashboard onde poderá fazer todas as configurações da solução.

Mas voltado à sua base a ideia é que possa ter um ambiente de produção, sem as restrições de acesso a sites, aplicações e dispositivos externos podendo fazer uma utilização completamente livre de preocupações. Mesmo que este ambiente fique comprometido irá ter um segundo que não estando interligado irá continuar seguro e onde poderá, por exemplo, aceder ao seu banco sem estar a colocar em causa a sua segurança. O número de ambientes isolados e a sua finalidade está disponível para configuração de acordo com as necessidades de cada empresa.

Existe também a possibilidade de trabalhar com ambientes não persistentes em que a cada shutdown o sistema volta ao seu estado inicial limpando qualquer tipo de malware que se possa ter instalado durante a utilização.

No dia a dia a utilização em simultâneo entre os dois (ou mais) ambientes parece ser feita de forma muito fácil com atalhos e customizações que lhe permitem ter em simultâneo e sem limitações várias janelas abertas tal como faz no ambiente de trabalho que lhe é familiar. Pode ser definido a qual dos ambientes é que os dispositivos externos se vão ligar assim como o normal copy-past de conteúdo.

Tendo em conta que toda a gestão é feita de forma centralizada e remota, fica facilitado o deployment, update ou suporte que tenha que ser dados aos equipamentos.

O que nós dizemos

É com grande espectativa que na KI estamos a iniciar testes de forma a comprovar a robustez, segurança e facilidade de utilização do produto. Com vários prémios internacionais ganhos no decorrer do ano, o Hysolate parece uma boa solução para quem procura a substituição de PAW (Privileged Access Workstations) ou pretende apenas aumentar a resiliência no acesso a sua infraestrutura ou dados mais sensíveis. Esperamos em breve poder dar mais novidades sobre esta solução, agora já com base na nossa experiência de utilização. Seria sinal de que é realmente uma solução a ter em conta!

Comments