“Google-fu”. A aptidão mais importante que um IT Pro deve ter.

Publicado a 4/30/2019 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Google-fu is defined as "skill in using search engines (especially Google) to quickly find useful information on the Internet." It is a somewhat tongue-in-cheek reference to kung-fu, which is generally perceived as requiring a high degree of skill to master in the western hemisphere.

Costumo dizer, em tom de brincadeira, que o melhor amigo do homem já não é o cão, mas sim o Google. Pois isto não podia ser mais verdade no caso de profissionais de TI. O Google é mesmo o seu melhor amigo.

Na era do Big Data, do Youtube, do Reddit, do GitHub e dos milhões de fóruns e blogs à nossa disposição, a questão não é conhecer uma determinada matéria, mas sim saber como encontrá-la.

Eu sem o Google sou como um peixe fora de água. A principal ferramenta do meu trabalho é o motor de pesquisa. Aliás considero que sou bastante apto nesta matéria e arrisco-me a dizer que é o que por vezes faz a diferença na qualidade do trabalho desenvolvido, quer seja a desenhar novas soluções, a estudar assuntos, ou na resolução de problemas. Afinal a probabilidade de já existir na web o que necessitamos para resolver um tema específico é altíssima, para não dize rum dado adquirido.

Mas como se pode desenvolver este “skill”? A reposta é simples, treinando muito. Tal como um musculo, esta capacidade treina-se e quanto mais se usa mais se acerta e se compreende como pesquisar de forma assertiva e encontrar rapidamente o que se procura.

A regra número um é mesmo quando precisar de obter alguma informação, não perguntar a alguém, mas sim pesquisar. Acredite. A resposta à sua questão está algures na Web e se utilizar sempre este critério, quer na vida profissional quer na vida pessoal, vai se surpreender com a eficiência que vai ganhando ao longo do tempo e com os resultados que nem sabia que o Google lhe poderia mostrar. Lembre-se que provavelmente se não encontrou o que precisa, é porque pesquisou de forma errada e insista, treine.

Existem imensas dicas e truques para pesquisar e filtrar conteúdos no google, mas mesmo isto, não é nenhum segredo, por isso “google” sobre isso!

A minha principal dica em relação à pesquisa é ser objetivo, sintético e até um pouco ingénuo na pesquisa que faz. Não subestime o motor de pesquisa e atire-lhe com aquilo que está a pensar. Por exemplo se está à procura do que significa um erro procure no google exatamente esse erro entre aspas. Se o erro contém algo específico do seu sistema então procure removendo essa parte específica.

Outro exemplo é arriscar. Uma vez precisava de saber se um determinado voo iria chegar ou não a horas a Portugal. Então arrisquei e coloquei na barra da pesquisa, sem grande expetativa confesso, única e exclusivamente o código de voo:

Em menos de um segundo obtive a informação que à partida parecia ser muito mais complicada de obter. Incrível!

Este vídeo que, vos deixo aqui, de um sistema caseiro de elevação de um atrelado que construí para mim mesmo é derivado de ideias que retirei de umas horas a pesquisar no google e a ver vídeos no Youtube. Já imensa gente tinha feito o que me propus a fazer, foi só pesquisar e aprender com o que fui encontrando.



Em resumo, torne-se obsessivo com o google e utilize-o sempre quando procura respostas. Se seguir esta regra, quando der por isso adquiriu uma nova competência e consegue se proficiente em qualquer tema num curto espaço de tempo. É claro que quando encontra o que procura, tem de estudar o assunto e ganhar a capacidade de filtrar nos resultados o que não é relevante ou o que não está correto e nisto o Google também lhe pode dar uma ajuda. Boas pesquisas!

Comments