EMC VNX2

Publicado a 3/31/2014 por Knowledge Inside em Review
image

Falar de Storage Area Network (SAN) implica naturalmente falar da EMC. Este fabricante Americano, considerado pela Gartner como líder da indústria, é uma referência em todo mundo, incluindo Portugal.

Os equipamentos da EMC têm ganho, ao longo dos anos, a confiança dos clientes com equipamentos de elevada performance e fiabilidade. O suporte de grande qualidade é também uma das mais valias que a

Provavelmente devido à sua posição de líder, a EMC, tem sido nos últimos anos desafiada pela concorrência ao nível das funcionalidades adicionais que um equipamento de última geração deve oferecer.



Hoje em dia, um equipamento de gama média, deve ser multi protocolo, com capacidade de oferecer conetividade SAN e NAS e com inúmeras funcionalidades que otimizem a utilização do storage. Deduplicação, SSD Cache, Thin Provisioning, Snapshots e Auto-Tiering são algumas das funcionalidades que os clientes valorizam nestes equipamentos.

Com o lançamento da segunda geração do VNX, o VNX2, podemos dizer que a EMC responde em definitivo à concorrência e às necessidades do mercado. A VNX2 não só tem a maioria das funcionalidades que a o mercado pede, como as disponibiliza de forma simples, funcional, robusta e sem afetar a performance.

Na base desta revolução está uma nova arquitetura de hardware otimizada para o processamento multi-core (Intel Sandy Bridge) e com bastante RAM. A diferença para a geração anterior é significativa ao ponto de a EMC afirmar que esta nova plataforma é capaz de entregar até 1 milhão de IOPS.




Como principais novidades no novo VNX2 temos:

VNX Fast – A tecnologia que move os dados mais acedidos para os discos mais rápidos de forma automatizada é agora muito mais granular. Os blocos são movidos em fatias de 256 MB contra fatias de 1GB na versão anterior. Esta alteração permite rentabilizar muito mais os discos SSD que existam no equipamento, pois apenas a informação “quente” vai residir nos mesmos.

Fast cache - Grandes melhoramentos no sistema de SSD Cache da EMC. Agora o warm up time é mais rápido e o sistema promove qualquer leitura ou escrita para a cache até à utilização da mesma estar a 80%. Depois as promoções só acontecem após uma leitura ou escrita ser feita três vezes .

SP Cache – Para além de substancialmente maior, a cache (ram) da VNX2 não necessita de ser pré-parametrizada com uma percentagem para escrita ou leitura. O sistema dinamicamente aloca a cache de acordo com o tipo de carga a que está sujeito.

Deduplicação – Uma grande novidade é a capacidade da VNX2 efetuar deduplicação (out-of-band) ao nível do bloco. Em determinado tipo de ambientes, tais como a virtualização de servidores e desktops esta funcionalidade pode ser um grande contributo para economizar storage. A deduplicação apenas funciona para Thin LUNS, que é a opção por defeito para criar LUNS novas no sistema.

Hot Spares – A forma de utilização dos hot spares foi bastante simplificada. Neste novo sistema, um disco não utilizado em algum raid group ou storage pool é automaticamente utilizado como hot spare, sem necessidade de qualquer configuração específica.

A nova gama VNX2 está distribuída por 6 modelos com capacidades de processamento memória e armazenamento distintos:



Em resumo, esta recente família de produtos dá fortes argumentos à EMC para continuar na liderança do mercado que está mais concorrido que nunca.


O que nós dizemos

A EMC apostou forte com esta nova família de produtos ao melhorar as funcionalidades e aumentar em muito a performance dos equipamentos. Surpreendentemente, introduz a deduplicação numa clara resposta à NetApp que utiliza esta funcionalidade como bandeira dos seus equipamentos FAS. A aposta aparenta ser vencedora, mas o tempo dirá se a deduplicação responderá da forma correta às necessidades ou se, tal como no flare com os snapshots, a penalização na performance impedirá que a mesma seja utilizada regularmente em cargas produtivas.

Na Knowledge Inside acabámos de adquirir um nova VNX 5200 para substituir o nosso atual EMC Clariion que dá suporte à NIODO Cloud. Esta aquisição em conjunto com uma nova gama de servidores de alta performance, tem como objetivo a modernização da nossa Cloud e a duplicação da capacidade de armazenamento e processamento. As expectativas, naturalmente, são muito altas em relação a este equipamento.

Comments