Conferência Microsoft Ignite: Chegaram as novas versões do Windows Server e do System Center

Publicado a 9/30/2016 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft aproveitou a sua conferência anual, que decorre entre 26 e 30 de setembro, em Atlanta, nos Estados Unidos, e na qual a Knowledge Inside esteve presente, para apresentar as novas versões do seu System Center e Windows Server.

Com comercialização marcada para Outubro, estando agora disponível a versão de avaliação, o esperado sistema operativo para servidores, Microsoft Windows Server 2016, está agora preparado para a cloud e incluirá grandes melhorias, fruto também dos conhecimentos que a Microsoft acumulou com a experiência da sua própria cloud (Microsoft Azure). A ideia base é apresentar uma tecnologia que permita aos clientes efetuarem uma transição simples para a cloud.

O Windows Server 2016 oferece agora novas formas de implementar e correr tanto as aplicações tradicionais como aplicações nativas da cloud, seja on-premisse ou no Microsoft Azure, usando para isso capacidades novas, como os Windows Server Containers e a opção de implementação Nano Server. Também para facilitar neste campo, a Microsoft anunciou um novo acordo com a Docker, o qual vai fazer com que o Commercially Supported Docker Engine (CS Docker Engine) esteja disponível para os clientes Windows Server 2016 sem qualquer custo adicional.  

Além das novas capacidades cloud, destacamos ainda duas novas e significativas melhorias ao SO. O sistema tornou-se mais seguro com a inclusão das funcionalidades Advanced Multi-layer Security. Tratam-se de novas layers de segurança que dão resposta aos ataques cada vez mais sofisticados que assombram o mercado. Existem várias tecnologias que compõem a nova aproximação de segurança da Microsoft. Destaque para o Shielded Virtual Machines, que ajuda a proteger as máquinas virtuais aumentando e a melhorar o compliance. Os Shielded Virtual Machines são encriptados usando o BitLocker e vão correr em hosts saudáveis, dando garantias de segurança às empresas. A Microsoft também incluiu no novo pacote de segurança o Credential Guard e o Remote Credential Guard, que vai ajudar a guardar as credenciais dos administradores de ataques. Foi também melhorada a segurança das aplicações que correm nos sistemas operativos, independentemente do local em que foram instaladas, aumentada a rapidez de detecção de ataques e a melhoria do isolamento das aplicações. 

Outra das melhorias dignas de registo foi feita ao nível de Software-defined Datacenter. Neste campo, a nova versão traz o poder da utilização conjunta do Windows Server e do Hyper-V, de forma a beneficiar dos novos modelos de eficiência cloud. Como resultado, o Windows Server 2016 oferece uma operação mais flexível e eficiente a nível de custos para qualquer datacenter. 

Além do Windows Server 2016, a Microsoft aproveitou também a Ignite para lançar o System Center 2016, a sua solução para facilitar a implementação, configuração e gestão de monitorização dos software-defined datacenters virtualizados e das infraestruturas cloud híbridas integradas no Windows Server 2016. 

O System Center 2016 apresenta-se como um upgrade essencial ao System Center 2012 que permite gerir funções-chave das aplicações e infraestruturas empresariais, incluindo gestão da configuração cliente e servidor, monitorização e alerta, orquestração e automação, gestão de eventos e de incidentes, proteção de dados e gestão da criação de máquinas virtuais e infraestruturas. 

Entre outras novidades, o novo System Center 2016 vai permitir gerir os datacenters virtualizados através do Virtual Machine Manager, monitorizar as infraestruturas e aplicações de datacenter através do Operations Manager, e implementar, configurar e manter os dispositivos móveis e dispositivos com Windows atualizados através do Configuration Manager. 

Usando o System Center 2016, vai ser também possível automatizar as tarefas do datacenter usando o Orchestrator e o Service Management Automation, proteger os datacenters através do Data Protection Manager e automatizar o Service Delivery através do Service Manager. 

As versões de 2016 do Windows Server e do System Center são claramente os pontos de destaque da edição deste ano da Microsoft Ignite. Aguardamos agora para o ano para saber com que inovações nos vai presentear a gigante norte-americana.

O que nós dizemos
Já era hora para apresentar uma atualização a estes dois produtos, que são fulcrais na estratégia da Microsoft e dos seus parceiros. A empresa cumpriu com o prometido e apresentou os produtos que anunciou no início do ano. Sublinhamos sobretudo as inovações do Windows Server. Parece que a empresa deu ouvidos aos clientes e concentrou-se em tornar a solução preparada para a cloud, área em que já acumula bastante experiência devido ao Azure. A solução vai permitir lidar de forma mais eficiente e segura com todas as cargas de trabalho a que os servidores são submetidos, permitindo que os departamentos de TI inovem ainda mais através de cloud computing e de outras tecnologias, nunca esquecendo as aplicações chamadas “tradicionais”. O System Center 2016, que vem substituir o System Center 2012, representa também um avanço significativo, apresentando várias capacidades que vão ser muito importantes para simplificar a gestão de operações de TI.

Comments