Chegou o Veeam Availability Suite V10: Conheça o que há de novo!

Publicado a 2/28/2020 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Veeam acaba de lançar o Veeam Availability Suite V10 - a nova e muito aguardada da sobejamente conhecida solução de backup da empresa, e que agora traz consigo 150 grandes melhorias. Utilizada em todo o mundo por mais de 365 mil clientes, incluindo 66% dos nomes presentes na lista Forbes Global 2.000, a V10 representa o maior lançamento da história da empresa estando agora mais simples, flexível e fiável de acordo com os exigentes requisitos dos ambientes de cloud híbrida.

Vejamos mais de perto algumas das suas principais novidades e melhorias:

  • Restore ‘instantâneo’ para VMware VMs. Os utilizadores corporativos vão adorar saber que a V10 tem a capacidade de repor de forma ‘instantânea’ para VMware vSphere qualquer backup Veeam que seja criado através de qualquer uma das soluções da empresa. Segundo a própria Veeam, trata-se de “finalmente disponibilizar disaster recovery em cloud híbrida respondendo às métricas de RTO para qualquer dado ou aplicação, independentemente da sua localização”.
  • Novas APIs para explorar dados em backup. A pensar em quem precisa explorar dados de backup, a Veeam lançou uma nova API de integração de dados que permite a aplicações e scripts de terceiros aprovados acederem a backups para data mining, análise de segurança, verificação de conformidade e outras reutilizações da informação guardada.
  • Encriptação mais poderosa. A Veeam aperfeiçoou a parte referente à encriptação utilizada na comunicação entre os componentes da infraestrutura de backup e a funcionalidade de gestão dos respetivos agentes, trocando-a de SHA-1 para SHA-256 – ficando assim alinhada com as melhores práticas de segurança do setor.
  • Network Attached Storage (NAS). Nova é igualmente a capacidade da empresa em oferecer proteção e recuperação de dados em NAS para fazer backup de dados não estruturados em escala, independentemente da arquitetura. A própria Veeam descreve esta capacidade como algo feito sobre um “sistema de ficheiros distribuído proprietário, desenhado e construído desde o início para proteger os petabytes de dados não estruturados”.
  • Backups imutáveis com base em S3 Object Lock. Visando a proteção dos utilizadores contra ataques de ransomware, a Veeam lançou ainda um recurso de backup imutável (uma extensão opcional da sua nova política de gestão de dados Capacity Tier) para proteger os backups recentes face a modificações e exclusões, usando para esse efeito a funcionalidade avançada denominada S3 Object Lock.

O que nós dizemos

O Veeam Availability Suite V10 representa provavelmente o anúncio mais importante da Veeam para este ano. Não só inclui recursos de proteção de dados que aumentam a disponibilidade, a portabilidade e a capacidade de extensão do Cloud Data Management, como também oferece mais de 150 novas grandes funcionalidades e melhorias, com destaque para o moderno suporte para NAS, Multi-VM Instant Recovery e a melhorada proteção contra ransomware. Esta é cada vez mais a mais forte solução no setor para a gestão completa de dados e proteção de ambientes em cloud híbrida.


Comments