Azure Universal Print

Publicado a 4/29/2021 por Knowledge Inside em Review
image

A review deste mês vai focar-se no Azure Universal Print, uma solução que permite às organizações gerirem a sua infraestrutura de impressão através da cloud da Microsoft. A ideia por detrás desta solução é a de simplificar a impressão, ao mover muitas das funcionalidades chave de impressão do Windows Server para a cloud, uma vez que esta solução não requer qualquer infraestrutura on-premise, ao funcionar totalmente em Azure.

Outra grande vantagem para as organizações é que sendo baseado no Internet Print Protocol (IPP) deixa de ser necessário instalar, actualizar ou manter drivers específicos para impressoras nos dispositivos.

Esta solução está disponível para clientes com o seguinte licenciamento:

•  Microsoft 365 Business Premium
•  Windows 10 Enterprise E3, E5
•  Microsoft 365 Enterprise F3, E3, E5
•  Windows 10 Education A3, A5
•  Microsoft 365 Education A3, A5

Neste momento a solução apenas funciona em dispositivos Windows 10 versão 1903 ou superior, mas a Microsoft pensa adicionar suporte para todos os browsers no final do Verão para poderem imprimir documentos alojados no OneDrive For Business de qualquer dispositivo.

Esta solução funciona tanto com impressoras compatíveis com o Universal Print, como com impressoras não compatíveis através da instalação do Universal Print Connector em equipamentos onde as impressoras não compatíveis estejam instaladas. A ideia é que no futuro maior parte das impressoras sejam compatíveis com o Universal Print de origem, mas até isso acontecer o conector permite mitigar o problema para as impressoras que não o forem.

O serviço de Universal Print está totalmente integrado com a Azure Active Directory (Azure AD) e suporta cenários de single sign-on (SSO) e o assignar de impressoras baseado em localização e/ou grupos de segurança. Com esta solução as impressoras podem ser pré-configuradas e são facilmente encontradas para dispositivos Windows Azure AD Joined.

Este serviço está alicerçado em diversos outros serviços da Cloud Microsoft, como o Intune para políticas de provisionamento de impressoras nos clientes, o Office Data Storage Service para gerir o armazenamento das filas de impressão, e o Microsoft Graph para o API de gestão de impressoras.

Falando em gestão das impressões, a mesma está centralizada no portal Azure Universal Print, onde facilmente se podem configurar as propriedades das impressoras, bem como as definições por defeito. A gestão dos trabalhos de impressão inclui detalhes como o status dos trabalhos, o seu histórico e o controlo dos mesmos.

Em termos de licenciamento, cada organização dispõe de um total de trabalhos de impressão proporcional ao número de licenças que possui, sendo possível adicionar mais trabalhos de impressão em packs ao ultrapassar esses limites.

O que nós dizemos

Sendo a Knowledge Inside uma defensora dos ambientes de trabalho remotos, a gestão de impressões sempre foi um dos maiores desafios encontrados. Uma solução como o Azure Universal Print ajuda e muito a resolver a maior parte dos problemas encontrados, sobretudo para impressoras que suportem o protocolo de Universal Print nativamente.
O ponto menos positivo será neste momento o sistema de licenciamento, pois obriga á aquisição de packs de impressões previamente para evitar que os trabalhos fiquem parados por se ter esgotado o plafond anterior.

Comments