A Microsoft amplia parceria com OpenAI com investimento “multimilionário”

Publicado a 1/31/2023 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Microsoft anunciou recentemente o aumento da sua parceria com a OpenAI, criadora de ferramentas baseadas em IA como o ChatGPT e DALL-E, através de um investimento multimilionário.

A parceria entre as duas empresas iniciou-se em 2019 com um investimento inicial de mil milhões de dólares. Mais tarde, em 2021, a Microsoft investiu mais 2 mil milhões de dólares na empresa de IA. Recentemente, a Microsoft anunciou que o ChatGPT seria integrado no Bing para melhorar as pesquisas dos utilizadores e algumas funcionalidades do ChatGPT seriam disponibilizadas na Azure.

O anúncio deste investimento adicional tem como objetivos três metas tecnológicas específicas e áreas de parceria, de acordo com a Microsoft:

  • Desenvolvimento de sistemas de supercomputação através da ajuda da investigação em IA da OpenAI.
  • Aumento da tecnologia OpenAI integrada nos produtos e serviços da Microsoft.
  • Parceria exclusiva de nuvem para alimentar todas as cargas de trabalho da OpenAI na Azure.

Comentando sobre o terceiro round de investimento, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que a empresa continuará a avançar com investimentos e investigação baseados em IA. "Criámos a nossa parceria com a OpenAI com a ambição partilhada de avançar de forma responsável com a investigação de ponta em IA e democratizar a IA como uma nova plataforma tecnológica", disse Nadella. "Nesta próxima fase da nossa parceria, os desenvolvedores e organizações de vários setores terão acesso à melhor infraestrutura, modelos e ferramentas de IA com o Azure para construir e executar as suas aplicações."

Nadella reconheceu que a Microsoft está comprometida com mais investimentos relacionados com a IA durante a sua declaração da semana passada sobre os despedimentos em massa na empresa. Ele citou o empurrão para o investimento e investigação em IA como uma tentativa da Microsoft de "lutar para entregar resultados de forma contínua", e que a reestruturação da empresa, que incluiu a redução de 5% da sua força de trabalho, irá ajudá-los a manter-se competitivos nesta área durante uma possível recessão futura.

O valor exato deste terceiro round de investimento não foi revelado.

O que nós dizemos

Este anúncio de investimento adicional da Microsoft na OpenAI é incrivelmente emocionante para nós como parceiros da Microsoft. A Microsoft tem sido um grande defensor da OpenAI desde o início e esta nova ronda de investimento mostra o compromisso contínuo da empresa em desenvolver e democratizar a inteligência artificial. Estamos ansiosos para ver o que o futuro reserva para a nossa parceria e como poderemos tirar partido da tecnologia OpenAI para melhorar ainda mais os nossos produtos e serviços.

Comments