Windows Autopilot

Publicado a 10/31/2017 por Knowledge Inside em Review
image

Por norma o aprovisionamento de novos equipamentos dentro de uma organização é um dos processos mais penosos, repetitivos e demorados que uma equipa de TI tem que realizar. É preciso criar e customizar imagens que são depois implementadas nos novos equipamentos que muitas vezes já trazem um sistema operativo instalado e completamente funcional. O Windows AutoPilot vem mitigar esta situação permitindo uma grande automação em todo este processo.

Esta nova abordagem assenta na cloud e permite customizar um novo equipamento de acordo com as necessidades da empresa utilizando desde logo o sistema operativo que já trás instalado.

A ideia será que na aquisição de novos equipamentos seja fornecida uma listagem pelo fabricante com os identificadores únicos de cada equipamento sendo depois esta informação introduzida na plataforma. É também possível recolher esta informação nos equipamentos já existentes na organização.

Para isto é necessário ter licenciamento Azure AD Premium, P1 ou P2, assim como Intune ou outro serviço Mobile Device Management (MDM).

Os equipamentos têm que trazer pré-instalado no minimo o Windows 10 Professional, Enterprise ou Education na versão 1703 (Creators Update).

Ter acesso à internet e conta na AD de Azure a que o mesmo se irá ligar.

Na prática o processo fica tão simples como ligar o equipamento, escolher a linguagem e teclado, ligar a internet e fazer login com a conta de domínio.

Depois disto o equipamento é automaticamente adicionado à AD, são implementadas as politicas de grupo, é instalado o software necessário, são configuradas as definições do SO e é atualizado para garantir que está com a ultima versão disponível.

Tudo isto é pré-definido com um perfil ao qual a máquina foi previamente associada pelo seu identificador único.

Vai ser também possível especificar qual o utilizador final do equipamento especificando assim todas as configurações necessárias para o mesmo entregando um sistema ainda mais customizado, no entanto algumas das opções mais avançadas só vão estar disponíveis a partir do update fall creators (1709) lançado agora no mês de Outubro.

O que nós dizemos
A cloud é certamente o futuro das TI e, uma vez mais, a Microsoft dá um passo nesse sentido. Sempre com a simplificação de processos em mente este novo serviço tem por consequência a diminuição de tempo perdido e a diminuição na complexidade para este tipo de implementações. Assim com a aquisição de serviços cloud as organizações ganham um novo folgo nas suas equipas, quase sempre demasiado sobrecarregadas com este tipo de tarefas, para a realização de projetos que possam trazer reais mais valias na sua execução. Sem duvida uma nova filosofia de trabalho a chegar!

Comments