Windows 10 Anniversary Update

Publicado a 8/31/2016 por Knowledge Inside em Review
image

A Microsoft começou a disponibilizar o Windows 10 Anniversary Update no início deste mês de Agosto. Todos os utilizadores de dispositivos com Windows 10 vão receber esta atualização faseadamente, mas, para quem como nós gosta de ter as atualizações rapidamente, pode-se fazer o download aqui.

Logo de início é necessário que o dispositivo tenha pelo menos 20GB de espaço livre para instalação do update. A instalação é feita de forma a que possamos continuar a utilizar o dispositivo sem grandes restrições. Após o primeiro restart, dependendo do dispositivo, conseguimos ter o Windows novamente funcional em 10 minutos.

Primeira novidade que fomos experimentar é o Windows Ink. Para quem utiliza dispositivos 2-em-1 que tenham a possibilidade de utilizar uma caneta. Abrindo o Windows Ink Workspace, existem 3 novas funcionalidades: Sticky Notes, Sketchpad e Screen Sketch. A Primeira e provavelmente a mais utilizada, é um sistema simples de “post-it” que permite a escrita manual através da caneta. No caso de utilizar o Cortana (infelizmente não existe em português...) e a escrita manual for legível, o Cortana pode transformar as notas escritas no Windows Ink em Tasks ou passar um número de telefone para um Contact.

Outra nova funcionalidade é o Sketchpad que é muito semelhante ao Paint, mais simples de utilizar, e que tem uma régua interativa que permite desenhar linhas retas sem qualquer dificuldade. A terceira funcionalidade é o Screen Sketch que é muito semelhante ao Sketchpad mas permite desenhar ou adicionar notas a capturas de ecrã e fotos, por exemplo.

O Cortana também traz algumas novidades, onde destacamos a possibilidade de interagir com o dispositivo quando está bloqueado. Verificar a agenda, enviar e-mail ou procurar informações sobre algum local é possível sem ser necessário fazer o login no dispositivo. Mais uma vez, é pena não estar disponível em português.

Mais algumas pequenas funcionalidades, como o Dark Mode que nalgumas aplicações ou janelas permite ter o fundo preto, algumas novas disposições no Start Menu, disponibilizam um sistema operativo mais fácil e agradável de utilizar.

Esta atualização está também disponível para equipamentos móveis, com Windows 10 mobile, trazendo algumas novas funcionalidades principalmente na utilização da Câmara e ao nível das notificações.

O que nós dizemos
Provavelmente muitos utilizadores não vão dar de imediato com as melhorias do W10 Anniversary Update. No entanto as novas funcionalidades são bem-vindas e poderão simplificar ainda mais quem utiliza um dispositivo com Windows 10. Pessoalmente, a parte das notas em “post-it”, imagens ou capturas de ecrã poderá ser a mais utilizada de início. Sabemos que ainda existem alguns problemas mas convém perceber que a Microsoft lança um update que vai ser instalado em dispositivos de inúmeros fabricantes, com software instalado também de vários fabricantes e por isso não é tão fácil fazer um SO ou atualização imune a problemas.

Comments