Veeam Backup & Replication v8

Publicado a 11/28/2014 por Knowledge Inside em Mercado
image

Durante o mês de novembro foi lançada a última versão de uma das mais conceituadas soluções de Backup e Replicação existentes no mercado: Veeam Backup & Replication, agora na versão 8.

Esta nova versão insere-se dentro de um novo conceito que a Veeam desenvolveu, o “Availability for the Modern Data Center TM” e que pretende disponibilizar uma solução que acompanhe os requisitos de disponibilidade que os Datacenters modernos devem ter. Esta nova versão promete RTO e RPO inferiores a 15 minutos para todas as aplicações e dados.



Das novidades desta nova versão, destacam-se as seguintes:

  • Recuperação rápida e sem agentes de itens para Microsoft Exchange, SharePoint e Active Directory
  • Recuperação ao nível da transação para bases de dados Microsoft SQL
  • RPOs menores e backups 20x mais rápidos a partir de Snapshots de storages HP e NetApp
  • Teste automático de capacidade de recuperação de cada backup e réplica
  • Backups para Cloud rápidos e seguros com o Veeam Cloud Connect
  • Recuperação OffSite rápida e fácil e suporte a migrações de Data Centers facilitadas e sem perda de dados

Além destas funcionalidades novas ou melhoradas da nova versão, a Veeam mantém alguns dos pontos fortes das versões anteriores:

  • Recuperação de uma VM em pouco tempo (a partir de 2 minutos)
  • Proteção de dados quase contínua com replicação integrada
  • Backups OffSite até 50x mais rápidos que a cópia de arquivo padrão com a aceleração de WAN integrada
  • Deduplicação e compactação para minimizar o armazenamento utilizado



Existem 3 versões do Veeam Backup & Replication, tal como existiam na versão 7: Standard Edition, Enterprise Edition e Enterprise Plus Edition. Algumas das funcionalidades apresentadas encontram-se disponíveis apenas nas versões Enterprise e Enterprise Plus, como é exemplo o Backup a partir de Snapshots de Storages HP e NetApp. Todas as versões estão disponíveis para as plataformas de virtualização Hyper-V e VMware. Os preços começam nos 620€ da versão Standard, para servidores com 1 processador.

É também possível adquirir este software juntamente com o Veeam One, através da Veeam Availability Suite. O Veeam One complementa o Veeam Backup & Recovery, adicionando funcionalidades avançadas de monitorização, alarmística e emissão de relatórios.


O que nós dizemos

Utilizamos e aconselhamos a utilização do software Veeam desde a versão 6. Desde então já pudemos experimentar a robustez e facilidade de utilização deste software. Aliado a um licenciamento muito fácil e de custo baixo, oferece funcionalidades que, embora não sejam exclusivas, permitem a segurança pretendida na grande maioria dos sistemas de virtualização baseados em plataformas Hyper-V e VMware.

É assinalável o esforço da Veeam em manter esta solução num patamar muito elevado, otimizando ou criando novas funcionalidades.

Quando complementado com o Veeam One, podem ser definidos planos de recuperação em caso de Disaster Recovery, bem como manter os sistemas de backup e recuperação monitorizados 24x7 com um bom sistema de alarmística.

Embora não seja a única, continua a ser uma forte aposta Knowledge Inside nesta área de backup, replicação e recuperação de ambientes virtualizados.

Comments