Veeam Agent for Windows 2.0 – Versão Beta Disponível

Publicado a 2/27/2017 por Knowledge Inside em Mercado
image

Depois do sucesso do Veeam Endpoint Backup Free (1 milhão de downloads em menos de 2 anos), a Veeam disponibilizou no final do mês de janeiro a nova versão, agora renomeada para Veeam Agent for Microsoft Windows 2.0, ainda na versão Beta. A nova versão passa a ter um novo nome, muito devido ao facto de na realidade a Veeam deixar de ter o foco maior no Endpoint. A versão 2.0 estará disponível tanto para Workstations como para Servers, ambas pagas.

Não se pense que por disponibilizar versões pagas, a Veeam tenha deixado cair a versão free. Pelo contrário, mantém-se a versão free tendo até recebido novas funcionalidades. Das novas funcionalidades da versão Free destacamos:

  • Suporte a Windows Server 2016
  • Encriptação de dados na origem
  • Restore para Microsoft Hyper-V VM
  • Restore para Microsoft Azure

O surgimento de versões pagas veio no seguimento de pedidos feitos pela comunidade e aos quais a Veeam deu ouvidos. Não, a comunidade não pediu versões pagas mas algumas das vantagens que estas versões trazem, têm quase obrigatoriamente que ter um custo associado. Um dos principais pedidos realizado é a introdução de suporte técnico 24x7, presente agora nas versões Workstation e Server.

A escolha entre estas duas versões depende do sistema operativo instalado. Estas versões suportam desde o Windows 7 SP1 até ao Windows 10 e do Windows Server 2008 R2 SP1 ao Windows Server 2016.

Na versão Server é possível configurar um pouco mais em detalhe o backup a workloads específicas, como ao Microsoft Exchange, Active Directory, SQL Server, Sharepoint, Oracle e File Servers.

Em qualquer uma das versões pagas, está disponível o backup para utilizadores móveis, assegurando o backup para quem não vai de forma regular à empresa. A nova funcionalidade Backup Cache, permite o backup incremental para uma pasta local até que o dispositivo se ligue ao repositório central e possa descarregar toda informação guardada em backup. Mesmo para quem nunca tem acesso à rede local para descarregar os backups, é possível configurar estes dispositivos para efetuarem o backup diretamente para um repositório Veeam Cloud Connect através de um Service Provider ou para o repositório da própria empresa.

Ainda não é conhecida a data de disponibilização da versão final mas esta versão Beta pode ser já utilizada através do registo aqui.

O que nós dizemos
Já faz algum tempo que falámos sobre a versão Veeam Endpoint Backup e na importância que poderia ter para a realização de backups ao Endpoint. Agora com a nova versão a Veeam dá mais um salto na oferta disponível nesta área. Assumindo-se como um dos principais fabricantes de soluções de backup, normalmente mais conhecido por soluções de backup em ambientes virtualizados, a Veeam reforça a área dos Backup Agents, tanto para Workstations como para Servers. O suporte 24x7 vai decerto ajudar algumas organizações a decidir a implementação desta versão nos dispositivos onde se justificar.

Comments