Unificação do Onedrive chegou!

Publicado a 5/31/2016 por Knowledge Inside em Review
image

O novo OneDrive Sync e o OneDrive App para Windows 10 estão finalmente disponíveis, respondendo a um dos pedidos de novas funcionalidades do OneDrive com maior número de interessados.

Se utiliza os dois tipos de contas de Onedrive, o Personal e o Business, estas duas ferramentas vêm facilitar a utilização e manipulação de ficheiros a partir de um único local. Até há bem pouco tempo era necessário ter instalado os Sync Clients para ter acesso aos ficheiros de cada uma das versões ou aceder online de forma independente aos dois portais.

Começando pelo novo Onedrive Sync Client, o processo de configuração é muito simples. Primeiro é necessário garantir que já tem a versão que permite esta sincronização, o build 17.3.6390.0509. Quando vamos à secção “Account”, a partir do menu “Settings” do Microsoft Onedrive Client, encontramos as opções “Add a personal account” e “Add a business account”.

Para configurar cada uma das contas, basta carregar no botão pretendido e dar a informação das credenciais de acesso (e-mail e palavra passe). Depois de configuradas as contas, já temos acesso através do File Explorer às pastas pertencentes a cada um dos serviços. Desta forma torna-se muito simples o acesso aos dados de ambas as contas e à transferência de dados entre a área “Personal” e a área “Business”.

Outra ferramenta de unificação do Onedrive é a nova Onedrive App. Disponível na Store do Windows para download gratuito, permite aceder, editar e efetuar outras operações sem necessidade de sincronizar os ficheiros no dispositivo que se utiliza.

Com o Onedrive App podemos fazer operações que apenas estavam disponíveis através do acesso web ao Onedrive, mas com muito maior facilidade. Entre estas operações estão a possibilidades de recuperar ficheiros do deleted items, ver os documentos utilizados recentemente, quais as partilhas efetuadas por nós ou às quais temos acesso e a possibilidade de copiar ficheiros de e para o Onedrive através de drag and drop.

Para breve está já anunciada a possibilidade de aceder a bibliotecas de Sharepoint Online.

O que nós dizemos
Dois em um! Estas novas ferramentas da Microsoft (uma realmente nova e outra atualizada) vêm contribuir para uma facilidade acrescida de utilização do Onedrive. É fácil termos a necessidade de utilizar duas contas de Onedrive mas era difícil compreender a razão de não haver uma unificação dos acessos no Windows. Assim, quer seja com a sincronização para acesso offline quer seja para acesso online ao conteúdo de cada uma das contas, temos na prática um aumento de produtividade e facilidade de utilização destes serviços. 

Comments