Um quarto de século com o Windows 95

Publicado a 8/31/2020 por Knowledge Inside em Mercado
image

Celebra-se em agosto deste ano o vigésimo quinto aniversário do Windows 95 – o software que fez parar o mundo para assistir ao seu lançamento.

Foi no dia 24 de agosto de 1995 que Jay Leno ajudou a lançar o software ao lado do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, e de toda a equipa de desenvolvimento do Windows 95. Este grande anúncio envolveu reclames de televisão com a banda sonora dos Rolling Stones "Start Me Up" aliada ao novo botão “Iniciar” do Windows, e também com a ajuda de dois dos mais aclamados atores de Friends, a série mais famosa da altura, Jennifer Aniston e Matthew Perry. A dupla até criou uma sitcom cibernética de uma hora sobre o Windows 95!

Graças à popularidade e expectativa dos consumidores, foram vendidas 7 milhões de cópias deste software durante as primeiras cinco semanas. Para aproveitar ao máximo este software, os utilizadores de todo o mundo escolheram entre processadores Pentium ou 486, discos rígidos IDE ou SCSI, CD-ROMs de velocidade dupla e placas de áudio Sound Blaster.

O Windows95 chegou repleto de novidades, mas as maiores foram sem dúvida o novo botão Iniciar, o menu e a barra de tarefas que tornava muito mais fácil descobrir aplicações e navegar no sistema operacional. Foram notórias as melhorias na multitarefa e na interface gráfica quando comparadas com o Windows 3.1, e a interface manteve-se semelhante àquela a que os utilizadores de Macintosh e OS / 2 estavam acostumados nessa época.

Pode parecer pouco atualmente, mas uma adição importante foi o suporte para nomes de arquivo longos, de até 250 caracteres, tornando a nomeação de documentos muito mais fácil. Outro grande recurso foi a introdução do Plug and Play, para detetar e instalar hardware automaticamente, que, entretanto, já sofreu diversas atualizações até aos dias de hoje.

Windows 95 - novos recursos para surpreender

Não é segredo que o Windows 95 era uma grande aposta para a Microsoft e a nova aplicação Microsoft Network (MSN) veio junto com um ícone de destaque na área de trabalho. O MSN foi projetado para fornecer acesso a e-mail, salas de chat, grupos de notícias e as primeiras homepages da WWW por meio de uma conexão dial-up. Através de uma taxa mensal cobrada pela Microsoft era possível aceder ao MSN e, se se usasse por mais de três horas por mês, havia taxas extras. Foi assim que a Internet começou, bem como as conexões dial-up, e o MSN agora existe como um serviço da web por meio de várias aplicações personalizadas ou de um navegador.

Foi também apresentada a ideia de sincronizar dados entre várias máquinas no Windows 95. O My Briefcase tinha como objetivo sincronizar arquivos entre um laptop e desktop e em versões modernas do Windows é tudo movido na nuvem graças ao serviço de armazenamento OneDrive da Microsoft. Graças ao Windows95 foi também possível a diferenciação de perfis de utilizadores: a Microsoft introduziu o suporte ao perfil de utilizador no Windows 95 para permitir que vários membros da família entrassem e tivessem os seus próprios perfis separados com links e aplicações.

Quem ambicionasse mais, podia adquirir o Microsoft Plus para o Windows 95 na época. Incluía o Internet Jumpstart Kit (uma versão anterior do Internet Explorer), suporte a temas e vários utilitários de sistema. As atualizações subsequentes do Windows 95 também introduziram novos recursos antes do Windows 98 chegar, três anos depois.

O que nós dizemos

O lançamento do Windows95 veio alterar por completo tudo o que achávamos ser possível e abrir caminho para as conexões que temos hoje e a Internet como a conhecemos. Nota-se claramente a evolução da Microsoft ao longo dos tempos e a forma como se modifica sempre de forma a ir ao encontro dos interesses e necessidades dos consumidores – mesmo daquelas que os consumidores ainda não sabem que têm.

Comments