Trabalho remoto e crianças em férias

Publicado a 6/30/2022 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Três meses com crianças de férias em partilha do mesmo espaço com os pais em trabalho remoto. Mais um desafio à sanidade mental de adultos e crianças que este “novo normal” veio trazer às famílias. São perto de 100 dias que terão de ser geridos de forma a que todos sobrevivam e de preferência disfrutem do verão.

No meu caso particular, sou pai de duas crianças, uma com quase 13 e outra com 14. Tenho felizmente a liberdade de poder trabalhar remotamente na maioria das situações e o mesmo se aplica à minha cara-metade. A tecnologia em particular as ferramentas do Microsoft 365, o acesso remoto ao desktop e às aplicações dá-nos uma liberdade em relação ao local onde trabalhamos que parecia não ser possível no passado. Neste período de ferias escolares, levanta-se o nosso maior constrangimento físico que é a escola das crianças, permitindo-nos sem grandes obstáculos viajar e continuar o nosso trabalho.

Assim já pelo segundo ano consecutivo que optamos por uma estratégia que procure dar uma boa experiência aos miúdos, mas também uma experiência mais leve para nós adultos e com um cheirinho a férias, mesmo quando estamos a trabalhar.

Optamos por com muita antecedência, de forma a obter valores aceitáveis, procurar uma casa para alugar no Algarve, durante um mês inteiro (long stay). Essa casa teve como requisitos, ter dois quartos, Wi-Fi, uma sala com condições de trabalho, ou seja, com uma mesa de refeições adaptável para duas pessoas trabalharem, piscina e a uma curta distância a pé da praia.

Assim, o primeiro mês dos miúdos é passado entre praia e piscina e passeios de bicicleta pelas redondezas, num ambiente que a tudo lhes sabe a férias enquanto os pais trabalham num ambiente também diferente e com oportunidade de usufruir de uns finais de tarde mais relaxados na praia ou piscina e fins de semana com sabor total a férias.

Não nos podemos esquecer que são miúdos, pelo que regras têm de ser impostas para que a experiência seja proveitosa. Terão de aproveitar aquilo que lhes estamos a oferecer, por isso nada de ficar na cama até tarde ou ficar agarrado aos ecrãs o dia inteiro. No período da manhã têm de sair para a praia ou piscina e regressarem na hora combinada para o almoço. Depois do almoço poderão ficar um período em casa mas terão de respeitar o espaço dos adultos que estão a trabalhar. A meio da tarde será novamente hora de sair para ir à praia ou andar de bicicleta, sempre com hora marcada de regresso a casa.

Este ano ao contrário do ano anterior, não será possível aos adultos permanecer no Algarve de forma contínua o mês inteiro, serão necessárias deslocações regulares a Lisboa por motivos profissionais, nada que com alguma gestão não se consiga articular entre o casal sempre que alguém precisa de ir ao escritório ou a um cliente. As deslocações a Lisboa acabamos por decidir fazê-las de Autocarro Expresso que se tornam muito comodas e baratas (cerca de 13 € ida e volta). Ir buscar a mãe ou o pai ao terminal dos autocarros, torna-se parte da rotina e acaba também por ser mais uma vivencia a ficar gravada na memória das crianças.

Terminada esta fase vamos optar por regressar a casa e colocar os miúdos num ATL de Surf. Eles adoram, passam o dia na praia, fazem amigos novos e chegam exaustos a casa ao final do dia! A atividade ideal para continuarmos em trabalho remoto, no conforto do lar ao mesmo tempo que os miúdos aproveitam o verão ao máximo.

Por fim e já no final de agosto, início de setembro chegam as merecidas férias dos adultos e onde toda a família poderá disfrutar de tempo de qualidade em conjunto. Para onde vamos é que ainda não sabemos. 😊

Comments