Teams Games for Work, será uma boa ideia?

Publicado a 11/30/2022 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Naquilo que se pode considerar uma decisão surpreendente por parte da Microsoft, foi anunciado neste mês de Novembro uma nova app para Microsoft Teams chamada Games for Work, que está disponível em todos todos os tenants Empresas e Educação.

Este mesmo anúncio foi acompanhado da seguinte mensagem:

“Jogar jogos com colegas de trabalho tem uma poderosa capacidade de fomentar relações e colaboração. (…) Com a mudança para trabalho remoto e híbrido, o capital social das empresas ficou enfraquecido, o que impacta a colaboração entre grupos de colboradores e a retenção destes mesmos colaboradores.”

O Games for Work é uma app desenvolvida pela Microsoft Casual Games, um estúdio de desenvolvimento de jogos para Xbox e que inclui até ao momento 4 jogos:

  • Solitaire
  • Minesweeper
  • Wordament
  • Icebreakers

No entanto este artigo não se trata de uma review desta app, nem de um how-to de como ativar/desativar a mesma. Sendo este um artigo de opinião iremos-nos ficar sobre se uma app destas faz sentido num contexto empresarial.

Analisando a justificação da Microsoft para o lançamento de uma app destas, parece-nos correto a afirmação de que as relações pessoais saíram e muito enfraquecidas pela recente pandemia de COVID19. Este problema não se limita ao contexto do local de trabalho, pois também as reuniões/eventos/conferências saíram prejudicados pelo distanciamento requerido para conter a pandemia.

No entanto, parece-nos algo optimista, ou mesmo infundado, que uma aplicação que permite aos utilizadores jogarem em conjunto durante reuniões de Teams venha combater este mesmo isolamento e permita fortalecer relações ou criar maior colaboração. Ainda para mais num contexto como são as reuniões, onde a prioridade deve ser a produtividade e objectividade.

Há com certeza um argumento que pode ser feito sobre o facto de que o hábito de jogar pode ser uma ferramenta para combater o stress do dia-a-dia, mas não me parece que uma reunião de Teams seja esse ambiente. Faz para mim muito mais sentido uma actividade lúdica (seja uma actividade física ou virtual/digital) fora do contexto de trabalho para efetivamente descomprimir e combater esse stress, do que tentar introduzir esse escape dentro duma reunião de Teams, onde a mentalidade deverá ser o mais objectiva e focada possível para tentar maximizar a eficiência do tempo dispendido na reunião.

Comments