Tablets para crianças vs. Tablets tradicionais

Publicado a 5/30/2014 por Knowledge Inside em Review
image

Já viu uma criança tocar no ecrã da televisão com o objetivo de interagir com o seu conteúdo? Decerto que é um momento engraçado que alguns de nós já assistiram. Esta é a geração “Touch-Screen”. A partir de tenra idade começaram a habituar-se aos smartphones e tablets dos pais e a interagir com os equipamentos eletrónicos através do toque no ecrã.

Se não é nada habitual ver uma criança de 2 ou 3 anos ter acesso a um smartphone, começa a ser normal terem acesso a tablets para acederem às suas brincadeiras preferidas: os jogos, aplicações educativas e filmes. É uma realidade difícil de contrariar e, com algum controlo, diria que é até salutar a utilização das novas tecnologias na formação da criança. Perante isto vale a pena analisar a diferença entre utilizar um tablet tradicional ou utilizar um tablet específico para crianças.

Até há pouco tempo o fator preço poderia ser decisivo na escolha de um tablet para as crianças utilizarem. Quanto mais barato melhor. No entanto este fator não é hoje decisivo na escolha porque já existem tablets de todos os preços, quer sejam para serem utilizados por crianças ou por adultos. Existem porém algumas diferenças de conceito entre eles.

Proteção do equipamento
É natural que as crianças sejam menos cuidadosas na utilização dos equipamentos. Ou por os utilizarem nas situações e nos locais mais estranhos, tentarem equilibra-los em cima de uma pilha de brinquedos ou por outras razões tipicamente infantis, algumas vezes a brincadeira acaba com um “Ops…”. Embora possa ser adaptada uma proteção para quedas em qualquer equipamento, os tablets para crianças vêm já dotados de uma proteção (quase) à prova de qualquer impacto e até de algumas gotas de líquidos. As proteções são agradáveis ao toque e não interferem com a utilização do equipamento. Para tornar ainda mais agradável a sua utilização, vêm com desenhos, cores ou formas apelativas aos olhos deles. Dado que as reparações são às vezes quase mais caras do que a compra de um equipamento novo, é um fator importante a ter em conta.

Proteção de acesso a conteúdos
Também neste campo, os tablets tradicionais vêm com algumas proteções que se podem ativar para bloquear ou proteger o acesso a algum conteúdo impróprio para crianças. Estas proteções nem sempre são fáceis de ativar, não costumam ser muito completas e requerem que o adulto saiba exatamente o que quer proteger e de que forma quer proteger. Aplicações como “Net Nanny” ou “ParentKit” são exemplos de aplicações que existem para os vários sistemas de tablets. Nos tablets para crianças, este tipo de proteção já vem instalada e a facilidade de configuração, associada à quantidade de variáveis que é possível configurar, tornam a sua proteção mais eficaz e menos propícia a esquecimentos por parte dos adultos. Deixamos duas notas: na escolha do equipamento, verifique que a proteção parental faz parte do equipamento pois detetámos algumas surpresas no mercado…; alguns controlos funcionam apenas para as aplicações que vêm instaladas originalmente com o equipamento.

 



Aplicações
Os tablets para crianças vêm prontos a ser usados por elas. Quer isto dizer que vêm já com uma panóplia de aplicações que proporcionam logo à partida uma boa quantidade de horas de diversão e lazer sem a necessidade de procurar e instalar aplicações nas primeiras utilizações. No leque de aplicações para crianças destacam-se obviamente os jogos e software de carácter educativo. Muitos dos tablets para crianças vêm com Android instalado ou variações “Kids” deste sistema operativo, permitindo ter acesso a uma quantidade considerável de aplicações para eles.



Tamanho, peso e autonomia
Neste campo não há grandes diferenças entre os tablets para crianças e para adultos. Apesar de normalmente os tablets para crianças serem de 7”, existe também alguma oferta de tablets até 10”. Convém não esquecer que as mãos que vão utilizar estes equipamentos não são propriamente grandes por isso vale a pena avaliar este fator aquando da sua compra. Também há que ter em conta que as proteções mais robustas destes tablets levam a um peso e dimensões superiores às que efetivamente o tablet tem.



O que nós dizemos

A oferta para este tipo de equipamentos é vasta tanto a nível de características como de preços. Os tablets para crianças têm a vantagem de ser mais fáceis de configurar e de sem dúvida serem mais apelativos para elas, pelas suas formas, desenhos e cores. No entanto um tablet tradicional permite também que elas disfrutem do potencial das aplicações e dá descanso aos pais no que concerne à segurança de acesso às aplicações. A última palavra é sempre dos pais, com um toque de “vá lá…” das crianças!


Comments