Será o PC na Cloud, uma tendência?

Publicado a 7/29/2021 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Numa altura em que o trabalho remoto passou de um conceito experimental para uma realidade viável e necessária, a Microsoft anuncia o Windows 365. O PC Windows na Cloud subscrito mensalmente da mesma forma que o fazemos atualmente para o Office 365. O conceito de “desktop as a service” começa assim finalmente a democratizar-se e a ficar mais perto de ser uma tendência global.

Um Cloud PC, está sempre disponível, atualizado e protegido. Pode ser subscrito consoante as necessidades de crescimento da empresa e permite que em qualquer dispositivo, com acesso à internet, o colaborador tenha acesso ao seu ambiente empresarial dentro de uma “bolha” estanque e protegida das ameaças existentes em redes WiFi publicas ou domésticas e de acessos efetuados a partir de computadores pessoais. Estas características encaixam que nem uma luva no “novo normal” laboral, permitindo que, mesmo estando em casa a experiência do colaborador seja considerada de “primeira classe” a par com os colegas que estão no escritório.

Para nós, que desde 2009 apostamos neste conceito de PC na cloud, através da nossa solução NIODO Desktop, só podem ser boas notícias quando vemos a Microsoft a validar o nosso conceito base. Já o tínhamos afirmado com o lançamento do Azure Virtual Desktop e agora com esta nova oferta a Microsoft fica mais perto de oferecer um verdadeiro serviço gerido aos seus clientes empresariais ajudando a cimentar esta tendência do mercado.

As expetativas em relação ao Cloud PC não serão, no entanto, iguais para todo o tipo de organizações, as grandes empresas procuram em soluções deste tipo uma oportunidade de resolver casos particulares do seu negócio num modelo DaaS (Desktop as a Service). Já as PME, vêm no Cloud PC a peça que faltava para a externalização total das TI ao seu Managed Services Provider.

Este último conceito é nos muito familiar pois é a visão que dá forma às soluções NIODO. Uma subscrição mensal por utilizador que oferece tudo o que uma PME necessita num só serviço e através de um PC na Cloud.

Comments