Security Copilot, será esta a mais útil aplicabilidade do GPT-4?

Publicado a 4/28/2023 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Para além de todas as aplicabilidades da Inteligência Artificial que temos vindo a falar nesta coluna, surge agora mais uma promissora inovação. A revolução do panorama da segurança em TI. Numa indústria que, nos últimos anos, tem sido fortemente fustigada com ataques recorrentes e uma escassez de profissionais qualificados para endereçar o problema, será esta a solução milagrosa para finalmente ganharmos alguma vantagem sobre o cibercrime?

A proposta da Microsoft surpreende ao apresentar um assistente de IA que consegue responder a praticamente tudo sobre a segurança da sua organização em tempo real. Algo tão poderoso, útil e eficaz que talvez possa ser a melhor e mais rentável utilização desta tecnologia até ao momento.

O Microsoft Security Copilot usa tecnologia avançada de inteligência artificial, desenvolvida pela OpenAI e pela própria Microsoft, para detetar e responder a ameaças em tempo real. Com base na análise de dados e de informações específicas, o Security Copilot pode responder às nossas questões sobre qualquer incidente, interpretar e correlacionar eventos e gerar relatórios ou até mesmo construir apresentações sobre as suas investigações, tudo isto de forma quase instantânea.

O custo do uso desta tecnologia ainda não foi revelado, mas acredito que nos primeiros tempos apenas esteja ao alcance de grandes organizações. A Microsoft garante ainda que o uso desta tecnologia não compromete a privacidade dos dados e que os mesmos não serão utilizados para treinar os modelos de inteligência artificial.

Pelo que pude averiguar, o Security Copilot, nesta primeira versão de testes está longe da perfeição. Como qualquer outro produto baseado em tecnologia de inteligência artificial, pode haver erros e imprecisões. No entanto o produto pode ser treinado pelo cliente de forma específica para corrigir esses mesmos erros. O interessante neste tipo de soluções é que as mesmas aprendem e melhoram com a utilização, pelo que quanto maior a adesão, melhor vai a ferramenta aprender a identificar e evitar ataques. Um novo paradigma no que respeita à segurança da informação.

Devo dizer que fiquei surpreendido com esta abordagem da Microsoft. A ajuda da IA na área da segurança, surge como uma lufada de ar fresco, numa indústria onde os atores maliciosos estão sempre um passo à frente e os ataques e falhas de segurança são altamente dispendiosos e recorrentes.

Com a IA a batalha fica mais equilibrada, pelo menos enquanto do outro lado não se observar também o uso intensivo destas soluções. O uso da IA com fins criminosos é alias um tema em discussão na esfera publica e que levanta muitas reservas aos profissionais da área.

Ao contactarmos cada vez mais com o potencial das soluções de IA é fácil perceber o poder que alguém mal intencionado poderá retirar do algoritmo. Esta é mais uma razão que confirma que o Security Copilot faz todo o sentido e que todos os fabricantes deverão o quanto antes integrar IA nas suas soluções de segurança. Congratulo a Microsoft pela inovação e visão inspiradora que esta solução entrega.

De momento o acesso a esta tecnologia ainda é muito limitado e privado, mas esperamos ansiosamente pela disponibilidade para a podermos testar e escrever um review.

Comments