Review: Novas funcionalidades no Microsoft Teams

Publicado a 9/27/2018 por Knowledge Inside em Review
image

O Microsoft Ignite é o espaço por excelência para a Microsoft anunciar as suas maiores novidades. A Knowledge Inside esteve presente nesta conferência anual em Orlando e conheceu em primeira mão o que há de novo em torno do Microsoft Teams, nomeadamente o vasto conjunto de novas funcionalidades que o tornam num hub ainda mais poderoso para o trabalho em equipa.

Mas antes disso há que sublinhar a importância que esta ferramenta tem no portefólio da gigante de Redmond. Disponível em 44 idiomas, o Teams é a aplicação empresarial com maior sucesso na história da Microsoft em termos de crescimento. É usada atualmente por 329 mil organizações – incluindo 87 organizações presentes no índice Fortune 100 e 54 empresas com mais de 10.000 utilizadores ativos.

Passando às novidades, estas dividem-se em quatro áreas fundamentais: Produtividade, autonomia, omnipresença e certificação.
Começando pelo princípio, o Teams disponibiliza novas e poderosas ferramentas que tornam as reuniões mais produtivas e conectadas durante todo o seu ciclo. É o caso do desfoque de plano de fundo – estando já disponível, todos os clientes do Teams podem remover as distrações e focar o seu vídeo no que é efetivamente mais importante. Por sua vez, e porque as reuniões não são apenas uma experiência pontual, com a gravação de reuniões o Teams leva o debate até todos os que não puderam estar presentes – e outros convidados que não foram convocados. Para ver a reunião basta reproduzir o áudio e o vídeo. E graças à tecnologia Microsoft Stream é possível obter ainda uma transcrição e pesquisar por palavras-chave para otimizar o nosso valioso tempo. Finalmente, mas não menos importante – e parcialmente só disponível em outubro – o Teams traz a interoperação de vídeo na cloud. O que é que isto significa? Que através das ofertas dos parceiros Polycom, BlueJeans e Pexip é agora possível ter um verdadeiro portefólio completo de dispositivos legacy capaz de participar no áudio e vídeo com partilha de conteúdo nas reuniões com o Teams.

Passando para a autonomia, o Teams vem capacitar todo o tipo de colaboradores graças a novas experiências adaptadas a fluxos de trabalho específicos para cada setor e baseados em funções. Isto são excelentes notícias – sabia por exemplo que existem mais de 2,5 mil milhões de trabalhadores de primeira linha em todo o mundo? Neste grupo incluem-se trabalhadores de fábricas, rececionistas e eletricistas (entre outras funções), que agora podem beneficiar no seu dia-a-dia com as características introduzidas no Teams. É o caso do Home, uma nova experiência móvel que permite aos funcionários de primeira linha verem rapidamente as informações mais importantes e relevantes para o dia; e do Shifts, que permite aos gestores de primeira linha planear a agenda de um funcionário numa ótica de self-service e experiência integrada. De referir que o Home e o Shifts vão estar disponíveis em breve no Teams, e que isso irá implicar a descontinuidade do Microsoft StaffHub já no próximo ano (a data oficial de “reforma” desta ferramenta está marcada para 1 de outubro de 2019).

Avançando para a omnipresença, há também boas notícias: o Teams leva a experiência das equipas para todos os dispositivos. No início deste ano, a Microsoft tinha já anunciado a expansão de seu portfólio de dispositivos com experiências Teams nativas. Agora, os anúncios feitos no Ignite fazem com que essa integração de dispositivos em espaços pessoais e partilhados seja possível graças a parceiros como a AudioCodes, Crestron, HP, Jabra, Lenovo, Logitech, Polycom, Plantronics e Yealink. Terminando na certificação, a Microsoft apresentou um novo programa – Certified for Microsoft Teams – que irá permitir aos clientes uma forma fácil de rapidamente obterem conhecimentos importantes sobre dispositivos que são certificados e suportados pela Microsoft.

O que nós dizemos

Com novas funcionalidades de colaboração, capacitação, desenvolvimento, integração e segurança, o Teams apanhou definitivamente a onda do sucesso. Entre as várias novidades, de sublinhar, tanto as mais técnicas, como as APIs que vão permitir obter um melhor desempenho de comunicações unificadas e analítica de qualidade para otimizar a experiência do cliente, até às mais simples, como a partilha de ecrã simples, os grupos dinâmicos ou o desfoque da imagem de fundo. Uma palavra ainda para as novidades acerca do programa de certificação, que visa obter uma visibilidade rápida e fácil dos dispositivos totalmente suportados e certificados para uso no Teams. Igualmente fantástica é a integração anunciada entre o Teams e o SharePoint, na forma de uma única Office 365 Platform para implantar a experiência aplicacional alojada nas duas ferramentas. Isto irá permitir obter uma experiência consistente em termos de desenvolvimento e utilização, independentemente do código estar hospedado na cloud ou numa organização via SharePoint.

Comments