Review – Microsoft Surface Pro 4

Publicado a 2/29/2016 por Knowledge Inside em Review
image

A Microsoft tem vindo a brindar-nos com equipamentos portáteis de grande qualidade e inovação. O Surface Pro 4, disponível em Portugal desde novembro do ano passado, é um dos exemplos mais recentes.

Desde a versão Pro 3 que a Microsoft conseguiu produzir um equipamento que consegue na prática substituir a utilização de equipamentos distintos para as funções de tablet e portátil. O Pro 4 vem trazer algumas melhorias em relação à versão anterior, sendo também um pouco mais leve, pesando agora 786 gramas nas versões i5 e i7.

O ecrã tem 12,3” que facilita um pouco mais a utilização do Surface enquanto portátil. A qualidade de imagem está entre os melhores que temos visto e, com uma resolução 2736 x 1824, permite a reprodução de imagens e vídeos 4K. A definição do ecrã aliada à capacidade de reprodução de cores sólidas permite ver um vídeo com uma qualidade de fazer inveja TVs de maior dimensão.

Embora o ecrã tenha aumentado um pouco de tamanho em relação ao Pro 3, o Pro 4 manteve as dimensões iguais graças a uma menor moldura do equipamento. A espessura até diminui, agora com apenas 8,4 mm, tornando o Pro 4 ainda mais agradável de utilizar em formato tablet. Há pouco tempo atrás consideraríamos que este tamanho era demasiado grande para poder ser considerado um tablet prático de utilizar. No entanto, à semelhança do que tem vindo a acontecer com os Smartphones, começam também a surgir no mercado outras opções de tablets com ecrãs de grandes dimensões. Talvez venha a ser uma questão de hábito…

O Kickstand multiposições permite a regulação quase infinita da inclinação do ecrã permitindo ao seu utilizador o melhor ângulo de visão em qualquer situação, sendo muito cómodo de utilizar em qualquer superfície estável. O teste “Surface em cima das pernas quando estamos sentados no sofá” foi realizado e o Pro4 passou sem problemas de maior. Consegue-se estar a teclar nesta posição durante algum tempo embora a espessura mínima do Kickstand não permita uma estabilidade excecional e o teclado não seja comparável ao de um vulgar portátil.

O teclado é retro iluminado e o seu toque é suave. O trackpad é de  vidro, de grande qualidade e muito fácil de utilizar - O preço desta capa teclado (154,95€) é na nossa opinião muito elevado e continuamos sem perceber porque é que não existe pelo menos um bundle “Surface+ Teclado” uma vez que a grande maioria dos seus compradores acaba por adquirir o conjunto completo.

A caneta que vem incluída no Pro 4 tem uma excelente capacidade de detetar a pressão exercida (1024 níveis de pressão) e tem uma parte achatada que permite segurá-la magneticamente do lado esquerdo do Surface.

A Microsoft anuncia 9 horas de autonomia em reprodução de vídeo mas a realidade mostra-nos que a bateria não aguenta um dia normal de trabalho

Características do equipamento testado:

Processador Intel Core i5
SSD 256GB
8GB RAM

O que nós dizemos
Utilizar o Surface Pro 4 é uma experiência muito agradável pois conseguimos realmente utilizá-lo tanto em situações típicas de trabalho como no modo tablet. De uma forma geral quase tudo me agrada neste equipamento. Porém a autonomia deixou muito a desejar pois pensava que ia ter um acréscimo significativo em relação ao Pro 3, que não se veio a verificar. Considero uma lacuna a ausência de um slot para cartão 4g num equipamento que se quer afirmar como um substituto de um portátil e de um tablet. Eu que já era fã dos Surface desde o primeiro Pro, continuo a apostar neste conceito como único dispositivo a utilizar além do Smartphone. Esta versão é para mim a que consegue o melhor equilíbrio entre o preço e a performance que oferece. 

Comments