Review: Ligações seguras com o Veeam PN

Publicado a 5/30/2018 por Knowledge Inside em Review
image

A migração de cada vez mais sistemas para a Cloud está a introduzir novos desafios para as organizações no que respeita por exemplo a sistemas de Disaster Recovery. Afinal, e ao contrário do que muitos julgam, o simples fato dos sistema estarem numa plataforma qualquer na Cloud não dispensa que as organizações tenham planos de DR da sua infraestrutura. Quanto maior é a infraestrutura e mais dispersos estão os sistemas - por exemplo existirem servidores no Azure e onprem – maiores são os desafios para integrar as redes e implementar e gerir um plano de DR.

Atualmente, e para ligar vários sites e permitir o acesso remoto dos seus colaboradores as organizações optam por ligações de VPN cujo setup nem sempre é fácil de implementar. Os colaboradores têm que ler manuais, instalar um cliente de VPN, etc, e as VPN’s site-to-site obrigam a inúmeras configurações de segurança e networking. O Veeam PN para Microsoft Azure promete facilitar e muito este trabalho, promete conetar vários endpoints e redes físicas numa rede virtual empresarial dedicada de uma forma simples, intuitiva e gratuita.

O Veeam PN foi especialmente projetado para complementar e funcionar diretamente com o Direct Restore para Microsoft Azure (que está incluído no Veeam Availability Suite). Já falámos neste espaço no Direct Restore para Microsoft Azure, uma ferramenta que adoramos e que permite efetuar restores diretos da infraestrutura onprem para o Azure. Agora, os dois produtos funcionam em conjunto para oferecer o Veeam Disaster Recovery no Microsoft Azure . Desta forma promete a Veeam reduzir drasticamente Recovery Time Objective (RTO) e automatizar a implementação de DR para o Azure.

Trata-se portanto de uma appliance que pode ser facilmente instalada em poucos minutos, diretamente do Azure Marketplace. A interface web é intuitiva que simplifica a gestão, configuração e monitorização. Também aproveita as tecnologias SSL e OpenVPN, permitindo que um administrador implemente cenários de conectividade Site to Site (S2S).

Esta appliance passa por ser o ponto central de comunicação — o hub de rede da Veeam, que é responsável por todo o trabalho de base, como routing do tráfego, a encriptação e gestão dos utilizadores. No fundo esta appliance será o equipamento responsável pela gestão de todas as ligações seguras entre sites e clientes. A appliance deve ser acessível de todas as redes da organização que precisem de comunicar entre si.

O que nós dizemos

Já falamos muitas vezes na necessidade de as organizações possuírem e testarem planos de DR. Percebemos que muitas vezes estes planos envolvem um esforço humano e financeiro considerável, razão pela qual muitas organizações relegam para segundo plano esta necessidade. O Veeam Disaster Recovery no Microsoft Azure — incluindo o Veeam PN para Microsoft Azure e Direct Restore para Microsoft Azure, vão certamente ajudar muitas empresas com poucos ou mais recursos a prepararem-se adequadamente para todos os tipos de desastres que podem acontecer e garantir a continuidade do negócio. Prometemos muito em breve um how-to deste produto para vos mostrar como é simples e barato ativar o DR da sua organização para o AZURE.

Comments