Review: Azure Advisor, o consultor pessoal da Microsoft no Azure!

Publicado a 3/29/2018 por Knowledge Inside em Review
image

Segue as melhores práticas na sua Cloud Azure? O Azure Advisor pode ajudar a responder.

Desde o inicio de 2017 que a Microsoft disponibiliza aos seus Clientes Cloud, no Azure, uma ferramenta que serve como um “Consultor” pessoal para auxiliar na otimização dos seus recursos e serviços.

Disponível através do Portal do Azure, o Azure Advisor, permite auxiliar na otimização dos recursos quanto ao custo, performance, segurança e alta disponibilidade. São estas quatro categorias, o foco principal do Dashboard que a ferramenta disponibiliza e onde o Cliente irá encontrar as várias recomendações personalizadas, para todas as suas subscrições.

Este “Consultor” analisa a configuração dos recursos, assim como os dados de utilização, para de uma forma proactiva, acionável e personalizada, sugerir recomendações das melhores práticas para implementações no Azure. Permite identificar questões de performance, segurança e alta disponibilidade de forma ao Cliente poder otimizar os seus recursos e o custo inerente aos mesmos.

As recomendações apresentadas pelo Azure Advisor são apresentadas com ações de correção e otimização, que o Cliente poderá/deverá colocar em prática.

- Assegure a redundância e alta disponibilidade das suas aplicações ou virtual machines, com informação sobre os recursos aos quais não estão a ser feitos backups, por exemplo;

- A integração com o Azure Security Center permitirá detetar, identificar e prevenir ataques e vulnerabilidades de segurança com os recursos, gerando as recomendações necessárias à sua mitigação e controlo;

- Otimize a performance das Base de Dados SQL, Aplicações, Virtual Machines e todos os workloads críticos para a Organização, com a identificação dos recursos com problemas de utilização de Memória e CPU, por exemplo;

- A redução e otimização de custos, pode ser alcançada com a identificação dos recursos subutilizados. Por exemplo, o Advisor monitoriza a utilização das Virtual Machines durante 14 dias e após este período identifica as instâncias em subutilização. Virtual machines com menos de 5% de utilização de CPU e menos de 7MB de utilização de rede durante 4 ou mais dias, são consideradas pelo Advisor como subutilizadas. A recomendação pode passar por redimensionar a virtual machine ou fazer shutdown à mesma, para otimizar custos.

Clicando numa categoria, terá acesso à lista de recomendações disponíveis, e selecionando a recomendação, será possível identificar o porquê e as ações propostas pelo Azure Advisor para a resolução do problema ou oportunidade de otimização do recurso.

O Azure Advisor é grátis e poderá ser visto como um verdadeiro aliado na implementação e manutenção dos seus recursos na Cloud da Microsoft. No entanto deverá ser tomado em consideração, que as recomendações propostas podem não só permitir a otimização de custos, como também podem acontecer casos onde as medidas propostas podem resultar em custos para o Cliente.

O que nós dizemos
Podemos olhar para o Azure Advisor como um verdadeiro aliado do IT e do Cliente, um consultor personalizado para a monitorização, manutenção e otimização dos recursos em Azure. Embutido no Portal do Azure e de utilização gratuita, a mais valia que pode trazer é verdadeiramente preciosa, pela abrangência e output que faculta, assegurando uma visibilidade efetiva sobre os problemas, questões de segurança e custos, dos recursos da Organização. A ferramenta beneficia ainda de atualizações e melhoramentos contínuos como acontece com o Azure, e por isso é de esperar uma evolução constante, com a adição e melhoramento das recomendações apresentadas.

Comments