Review - Windows 10

Publicado a 4/30/2015 por Knowledge Inside em Review

Windows 7, Windows 8, Windows…10! A Microsoft está em fase final de desenvolvimento da mais recente versão do seu sistema operativo Windows, que passa por cima da versão 9. Será apenas o marketing a funcionar ou realmente existem grandes diferenças no novo sistema operativo?

Depois de disponibilizado o Windows 8 em 2012 e o Windows 8.1 em 2013, a Microsoft vai disponibilizar para o mercado o Windows 10, prevendo-se que a versão final esteja disponível durante o próximo verão.

Depois de ter desativado o botão “Start”, procedimento envolvido em forte polémica pelos utilizadores do Windows, a Microsoft aposta cada vez mais nas funcionalidades deste botão, tornando-o numa peça fundamental para qualquer utilizador, com forte enfoque na pesquisa que agora se estende a todo o computador e à pesquisa de resultados na web.

Para corresponder a uma experiência de utilização semelhante em todos os dispositivos Windows, este sistema estará também disponível em smartphones na mesma data em que for disponibilizado para PCs e Tablets. A sincronização entre estes dispositivos efetua-se de uma forma natural e simples, mantendo o utilizador acesso a aplicações e dados de forma semelhante em qualquer dispositivo.

O Cortana, estará também disponível para PCs e Tablets. Será assim possível, à semelhança do que já acontece nos smartphones, interagir de uma forma simples com os PCs e Tablets através de comandos de voz.

Outra grande novidade será a substituição do atual browser de internet da Microsoft, o Internet Explorer, pelo novo Microsoft Edge. O Edge deixará de ter suporte para algumas tecnologias como o ActiveX mas o IE11 continuará a estar disponível para garantir a compatibilidade com sites que assim o exijam. O Edge estará integrado com o Cortana e os utilizadores poderão colocar anotações nas páginas web, e posteriormente fazer o upload para o Onenote ou partilhar com outros utilizadores.

Uma das apresentações feitas recentemente pela Microsoft, o HoloLens, os óculos que permitem entrar no mundo holográfico, deverá estar também integrado no Windows 10, trazendo aos utilizadores a experiência de utilização de hologramas de alta definição. Com o Windows 10 e o HoloLens, será possível interagir com aplicações, através de movimentos, da visão e da voz, potenciando a utilização de ferramentas de formação, de colaboração e entretimento de uma forma bastante diferente da que estamos habituados atualmente.

Durante o primeiro ano, o Windows 10 estará disponível gratuitamente para os utilizadores de Windows 7 e 8.1, sendo ainda desconhecido o seu preço após o primeiro ano.

 

O que nós dizemos
Sempre nos habituámos a utilizar as mais recentes versões do software da Microsoft. Sabemos que passámos por vários sistemas operativos, uns com mais aceitação do que outros por parte dos utilizadores. A nova versão 10 do Windows poderá ser uma das mais relevantes novidades da Microsoft para este ano. Não só teremos algumas melhorias em relação às versões anteriores, como teremos novas funcionalidades que oferecem novas experiências de utilização dos PCs, tablets e smartphones. Entre elas destacamos o Cortana, o Edge e a integração com o HoloLens. Estamos desejosos de pôr a mão na versão final, estando neste momento disponível para teste a build 10074.

Comments