Remover software malicioso com o Autoruns for Windows

Publicado a 7/31/2014 por Knowledge Inside em How-to
image

O software Autoruns for Windows da Sysinternals, uma subsidiária da Microsoft, permite ao utilizador obter uma listagem de todos os programas que estão configurados para serem executados durante o início do sistema ou da sessão, e mostra todas estas entradas na ordem que o Windows as processa.

Além das localizações habituais que o utilitário MSConfig do Windows também analisa, o Autoruns pode ser configurado para analisar inúmeras outras localizações, tais como extensões da Shell do Explorador, barras de ferramentas, extensões de navegadores, con- troladores, codecs, itens Winlogon e muito mais.

Devido a estas capacidades, o Autoruns tornou-se numa ferramenta de eleição para a deteção e remoção de software indesejado ou malicioso, uma vez que este tipo de software tem evoluído nos últimos anos para evitar a sua deteção. Assim, em vez de criar entradas no registo ou na pasta de arranque do Windows, usa métodos mais avançados como iniciar-se através de extensões para navegadores, controladores, serviços ou tarefas agendadas. No fundo, os tais locais que o Autoruns está preparado para analisar.

O software Autoruns for Windows pode ser obtido gratuitamente do site da SysInternals, e não necessita de instalação, pelo que pode ser executado por exemplo de um disco externo ou pen USB. Convém no entanto ser executado como administrador, já que só assim teremos acesso a todas as suas funcionalidades.

Comments