Relatório Veeam Cloud Protection 2023 revela as tendências na proteção de dados em nuvem

Publicado a 11/30/2022 por Knowledge Inside em Mercado
image

A Veeam Software, líder em Proteção de Dados, publicou o Relatório de Tendências de Proteção de Nuvem 2023.

O relatório abrange quatro cenários chave "as a service": Infrastructure as a Service (IaaS), Plataform as a Service (PaaS), Software as a Service (SaaS) e Backup e Disaster Recovery as a Service (BaaR/DRAaR). O relatório revelou que a maioria das empresas são agora mais cautelosas em relação aos seus ambientes SaaS e tomam medidas de segurança adicionais. Por exemplo, cerca de 90% dos clientes Microsoft® 365 têm um plano de backup em vigor caso experimentem qualquer ataque cibernético ou de Ransomware. Estar preparado para uma recuperação rápida foi citado como a razão número um e a conformidade com legislação surge em segundo lugar.

Conclusões do relatório:

O relatório deste ano mostrou uma mudança significativa em relação ao ano passado, uma vez que os clientes estão cada vez mais interessados em externalizar os seus backups e apostar num nível de serviço de gestão "chave na mão" em vez de ter staff interno de TI a gerir a infraestrutura fornecida pelo BaaS. Esta mudança indica que a experiência e a confiança nos fornecedores está a aumentar.

O Relatório Veeam Cloud Protection Trends Report 2023 nasceu do relatório anual Veeam Data Protection Trends Report 2023. A investigação foi conduzida por uma entidade externa que consultou 1.700 líderes de TI de 7 países (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Austrália, Nova Zelândia) sobre a sua utilização de serviços na cloud, tanto em cenários de produção como de proteção, para fornecer a maior visão única sobre a trajetória das estratégias híbridas em toda a empresa de TI moderna no atual cenário digital cloud-first.

O amplo estudo foi realizado para compreender as várias perspetivas sobre responsabilidades e metodologias relacionadas com o funcionamento e proteção de cargas de trabalho nebulosas, e considerações quando se utiliza a proteção de dados na cloud.

O que nós dizemos

A tendência dos clientes externalizarem os seus backups e privilegiarem um nível de serviço de gestão "chave na mão" indica que a experiência e a confiança nos fornecedores está a aumentar. Este argumento pode também minimizar o impacto dos desafios verificados no último ano com a cadeia de fornecimento e recrutamento de equipas de TI, dado que as empresas têm encontrado dificuldades em contratar pessoal qualificado para integrar os seus departamentos internos de TI. Com esta conjugação de fatores as empresas estão cada vez mais a procurar recorrer a outsourcing para estes serviços para que possam ter garantido um serviço mais fiável e de confiança. A adoção crescente de ferramentas e serviços com base na cloud, escalada pela mudança maciça para ambientes de trabalho remoto e para os atuais ambientes de trabalho híbridos, coloca em destaque as estratégias híbridas de TI e de proteção de dados em todas as indústrias. Como as ameaças de cibersegurança continuam a aumentar, as organizações devem olhar para além dos serviços de suporte tradicionais e construir uma abordagem intencional que melhor se adapte às suas necessidades comerciais e estratégicas. Este inquérito mostra que as cargas de trabalho continuam a passar fluidamente dos centros de dados para as clouds e vice-versa, bem como entre diferentes clouds - criando ainda mais complexidade na estratégia de proteção de dados. Os resultados deste inquérito mostram que embora as empresas tenham feito progressos significativos na proteção de dados e infraestruturas cloud, ainda há trabalho a ser feito.

Comments