“Quest On Demand Migration”

Publicado a 7/29/2022 por Knowledge Inside em Review
image

Já no passado falamos aqui em ferramentas de migração de dados no Office 365 e hoje apresentamos mais uma solução, o Quest On Demand Migration.

Com a necessidade cada vez mais recorrente de migrar dados entre tenants 365, surgiu a possibilidade de testar uma nova ferramenta num projeto de migração que a Knowledgeinside teve de responder há relativamente pouco tempo.

E desta experiência podemos comprovar aquilo que nos tinha feito olhar numa primeira fase para a ferramenta, um conjunto mais alargado de funcionalidade, a sua facilidade de utilização e deployment.

Uma das dificuldades nestes projetos de migração de dados entre tenants 365 é a quantidade e variedade de dados, configurações e permissões que são necessárias passar e garantir que ficam idênticas ao tenant de origem no seu destino. Algumas das ferramentas disponíveis no mercado são muito limitadas naquilo que fazem sendo que o “O Quest On Demand Migration” é uma das mais completas na transferência de toda a informação.

Além disso e contrariamente à que usávamos anteriormente o seu licenciamento é também mais vantajoso sendo que apenas é necessário licenciar os utilizadores a migrar, estando o restante conteúdo incluído e sem limites de transferência dependente do tier de licenciamento comprado.

Sendo o Quest On Demand Migration um SaaS, não existe necessidade de instalação de software com o seu acesso e controlo feito através de um browser para um endereço disponibilizado pela software house.

O Dashboard disponibilizado é simples e intuitivo o que se revela o primeiro passo para garantir a facilidade na configuração e utilização da ferramenta.

Um dos primeiros passos é a configuração no acesso a ambos os tenants de Office 365, de origem e destino, e a atribuição de permissões que são feitas pela ferramenta de forma automática.

De seguida a migração é dividida em várias etapas, sendo a definição e associação de contas entre a origem e o destino um dos passos mais importantes a fim de garantir que tudo fica devidamente configurado.

Sugerimos que a migração da informação seja efetuada de forma faseada para que no dia do corte apenas uma porção muito pequena da informação seja necessária copiar e assim fique rapidamente concluída.

Uma das vantagens que a ferramenta tem é o seu agente local que irá fazer a reconfiguração do perfil de email, OneDrive e licenciamento do Office no utilizador final garantindo que faz uma transição suave e quase impercetível para o novo tenant (é necessária alguma interação por parte do utilizador). Existe, contudo, um problema com a alteração do perfil do OneDrive que não permite reescrever a pasta do próprio onedrive. Segundo o suporte da Quest este problema irá ficar resolvido na próxima versão da ferramenta.

Existem também algumas limitações que a ferramenta tem, mas que comparativamente com as alternativas no mercado acaba por ser a menos limitativa. Algumas destas limitações são derivadas das próprias APIs da Microsoft que limitam ou não dão solução para algum tipo de informação.

Dou como exemplo a impossibilidade de migrar PowerBI, Flows, PowerApps, Wikis, Forms, Stream, Sways, bem como a limitação no tamanho dos ficheiros a migrar, etc. Estes foram apenas alguns pontos, uns é fácil perceber tecnicamente porque não são garantidos, outros o problema simplesmente poderá estar do lado da Microsoft com as suas APIs ou da Quest com o seu desenvolvimento.

De referir que a tool apenas funciona em sistemas operativos Windows.

Posto isto, é fundamental que antes da migração seja efetuada uma análise criteriosa ao que existe no tenant de origem para que a migração seja o mais fluida possível e encontrar alternativas de migração ao que a ferramenta não consegue migrar.

O que nós dizemos

A primeira experiência foi muito positiva sendo que já consideramos esta “A” ferramenta de referência para projetos de migração estando a usar a mesma em novos projetos a decorrer neste momento.
Apesar dos pontos ainda a trabalhar por parte da Quest, sentimos a segurança de que passamos o máximo de dados e configurações possíveis com o benefício acrescido da possibilidade de automatização de todo o processo de migração nos equipamentos dos utilizadores.
Não deixamos de assinalar que todo este processo é extremamente complexo e é necessário um cuidado extra com todas as limitações para que todos os problemas sejam antecipados.

Comments