Power BI para Office 365: Ver, partilhar, colaborar

Publicado a 3/31/2014 por Knowledge Inside em Mercado
image

O novo serviço Power BI para Office 365 é uma das mais recentes apostas da Microsoft. Como seria de esperar de uma empresa deste calibre, é uma aposta sólida, que está a ser lançada na altura certa e que vem permitir enfrentar com maior simplicidade os enormes desafios que todos os dias se colocam em matéria de tratamento de dados.

Baseado num poderoso cocktail que mistura produtividade, Business Intelligence e Cloud, este serviço inovador dá aos utilizadores a possibilidade de trabalharem os dados através das ferramentas Excel do Office 365, oferecendo em simultâneo novas capacidades de visualização, de análise e de partilha da informação.
Reafirmando o seu compromisso com o futuro, a Microsoft dotou o Power BI para Office 365 de poderosas capacidades de visualização e de modelação de dados, permitindo que os utilizadores possam não apenas encontrar, aceder e combinar facilmente os seus dados, mas também criar visualizações geoespaciais 3D no Excel.

A simplicidade é verdadeiramente a base do serviço. Através do Office 365, os utilizadores podem aceder a funcionalidades Cloud tendo em vista a partilha de visualizações e de relatórios com os seus colegas em tempo real e através de dispositivos móveis, promovendo ainda a interação com os dados através de novos formatos para obter conhecimento de forma mais rápida e a fomentando a gestão do seu trabalho de um modo mais eficiente. Através do Data Management Gateway, estas capacidades chave baseadas na Cloud fazem com que os departamentos de TI possam estabelecer ligações ao local original dos dados e programar atualizações. Do ponto de vista do utilizador profissional, as vantagens são evidentes, já que este passa a dispor sempre dos relatórios mais atuais, bastando uma ligação à Internet para que os possa ter em tempo real no ecrã do seu computador ou dispositivo móvel.

Não menos importante, com o Power BI para Office 365 o utilizador entra numa nova dimensão de experiência. Isto porque o serviço lhe oferece capacidades como a criação de sites de BI colaborativos, a realização de perguntas relacionadas com os seus dados em linguagem natural, o acesso fácil e em tempo real aos relatórios através de dispositivos móveis (via browser em HTML5 ou aplicações móveis otimizadas disponíveis na Loja Windows), a manutenção de relatórios atualizados com agendamento programado de dados, a gestão de consultas de dados para a equipa e a manutenção de um catálogo de dados com informação pesquisável. Quem sai a ganhar não são só os utilizadores ou os departamentos de TI, mas sim toda a sociedade da informação e do conhecimento.


O que nós dizemos

A simplicidade de utilização é um critério indispensável para o sucesso de um serviço que, fundamentalmente, terá de lidar com algo cada vez mais complexo e volumoso: Os dados. Da mesma forma, a necessidade de se ter as ferramentas certas sempre à mão é um fator decisivo para a massificação de um serviço desta natureza. Com o Power BI para Office 365, a Microsoft acerta na mouche, reunindo na Cloud o que de melhor tem para oferecer: Produtividade e Business Intelligence.

Isto porque o Power BI para Office 365 dá aos utilizadores a possibilidade de analisarem e de visualizarem os dados no Excel, com uma enorme simplicidade associada. Desta forma, torna-se mais fácil encontrar e partilhar a informação que realmente importa, fomentando-se a colaboração a qualquer hora e em qualquer lugar.

Comments