Os dispositivos e Apps de que não prescindo em Agosto!

Publicado a 7/29/2016 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Agosto, mês tradicional de férias, é o mês que aproveito para trocar de ambiente durante uns dias e aproveitar uns dias de mudança de rotinas do resto do ano. Isto quer dizer que muitas das coisas que faço durante o resto do ano, deixo de fazer durante este período e outras que não consigo tornam-se realidade. Porém há algumas que mantenho mesmo em férias, quer seja por prazer ou por dever. A tecnologia é algo que me acompanha sempre e que não dispenso durante este período. Penso ser esta a realidade da grande maioria de vós.

Há dois dispositivos que não dispenso durante todo o ano e durante as férias não é exceção. O meu Microsoft Surface 4 e o meu iPhone 6s. São dois dispositivos diferentes mas que no meu caso se complementam na perfeição. Em férias, a utilização que dou ao Surface é bastante diferente do resto do ano. Como partner da Knowledge Inside, tenho a necessidade de acompanhar o que se vai passando na empresa. Grande parte deste acompanhamento é feito por e-mail e assim acedo a ele muito mais vezes através do iPhone do que pelo Surface. Felizmente este acompanhamento é muito pontual pois tenho o prazer de ter uma equipa que me permite ir descansado de férias e saber que tudo continua a rolar com naturalidade e tranquilidade. Quando é necessário aceder a mais informação ou tratar de alguma coisa mais complexa, utilizo as minhas ferramentas tradicionais, acessíveis através do meu NIODO Desktop, a minha área de trabalho que contém todos os softwares e toda a informação que necessito no meu ambiente empresarial.

Além da parte profissional, que é uma ínfima parte da minha utilização de tecnologia em férias, utilizo o Surface normalmente ao fim do dia para preparar alguns pormenores de atividades, passeios ou outros programas para os dias seguintes. Poderia fazê-lo perfeitamente no iPhone mas confesso que no Surface, com o seu ecrã bastante maior e sendo um dispositivo leve e com capacidade touch, me dá um conforto maior de utilização e acabo por perder menos tempo com estas tarefas. Se ainda tiver algum tempo disponível, aproveito para atualizar (e atualizar-me) nas redes sociais e com as últimas notícias.
Sem dúvida o dispositivo que mais utilizo em férias é o iPhone, ao contrário do que se passa no resto do ano. É o sacrificado. É normal a bateria, que até tem uma autonomia bastante satisfatória, ir embora antes do final do dia. E a razão não propriamente pela quantidade de telefonemas que faço ou recebo. É pelas aplicações que utilizo e que tornam as férias mais práticas. Deixo alguns exemplos:

Waze: Quase que a utilizo para ir ao supermercado. Confesso que estou completamente viciado nesta App. Impressiona a qualidade da informação e a rapidez de atualização com o trânsito em tempo quase real. Ótimo também para descoberta de outros caminhos que não utilizo com maior frequência.

TripAdvisor: Normalmente utilizo para pesquisar restaurantes e descobrir novos pontos para as refeições em férias. Existem outras apps semelhantes mas como esta tem um grande número de avaliações, permite ter uma média entre quem ficou satisfeito e quem não teve uma experiência tão positiva.

The Weather Channel: claro que não vivo dentro desta App mas pelo menos utilizo ao início e ao fim do dia para perceber como vai estar o tempo durante as próximas horas e dias.
Praia em Directo (Fundação Vodafone): Principalmente para saber a temperatura da água e a velocidade do vento, esta também é imprescindível.

Facebook, Linkedin e Yammer: coloco todas em conjunto porque na realidade todas me servem para me manter atualizado e atualizar informações nestas redes sociais. Facebook para uma utilização mista pessoal e profissional e o Linkedin e Yammer para um ambiente profissional.

Onenote: Em complemento à utilização no Surface, é aqui que vou apontando os pormenores do que vou fazer nas férias. Locais a visitar, percursos,…

Spending: Pois… Convém manter um controlo do que se vai gastando nas férias que o orçamento não é infinito e o dinheiro não cresce nas árvores (que pena…).

Vivino: Algumas (quase todas…) as refeições são acompanhadas por uma cerveja fresca ou um bom vinho. Antes de escolher ou enquanto saboreio o vinho gosto sempre de saber mais algumas informações sobre ele e avaliações de outras pessoas.

Câmara: Já lá vai o tempo de ir com telefone e câmara fotográfica para férias. Com a qualidade de fotografia e a capacidade de armazenamento do iPhone, nada como aproveitar para ficar com algumas recordações visuais das férias.

 

Podia prescindir desta tecnologia, dispositivos e Apps? Podia. Continuava a ter uma férias agradáveis, por um lado mais despreocupado, mas por outro não aproveitaria alguns momentos da mesma forma e deixaria de ter acesso a informações que para mim são essenciais mesmo durante um período de (suposto) descanso.

Falta algum dispositivo ou App? Provavelmente sim. Podem até partilhar comigo alguns dos devices e Apps que utilizam e que sugiram para uma utilização de futuro. Não, o Pokémon GO não.

Comments