Opinião: Windows Virtual Desktop, Finalmente!

Publicado a 9/27/2018 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Grandes novidades foram apresentadas no Microsoft Ignite que decorreu esta semana em Orlando. Uma das grandes novidades, para nós e acredito que para o mundo do IT em geral, é o anúncio do lançamento do Windows Virtual Desktop (WVD). Prevê-se que a sua disponibilização em Preview seja feita no final deste ano e que a versão pública final esteja disponível no início de 2019. É uma solução de Virtual Desktop que existirá apenas no Microsoft Azure, propondo-se a disponibilizar um ambiente Windows 10 multi-user.

O WVD estará otimizado para agregar a experiência de utilização do Office 365 ProPlus e outros serviços disponibilizados pela Microsoft, tais como o Edge, Cortana e a Microsoft Store. Este ambiente não será limitado à integração com serviços da Microsoft, podendo também suportar aplicações disponibilizadas por terceiros, como por exemplo aplicações LOB, entre outras.

Do que foi anunciado até agora sobre esta solução da Microsoft, além dos pontos já enunciados, também incluirá gratuitamente o Windows 7 Extended Security Updates que garantirá suporte até 2023. Porquê? Porque o WVD estará também disponível com o Windows 7! Poderá estar aqui também um forte argumento para as empresas que por várias razões pretendam manter esta versão de sistema operativo em utilização.

O WVD, tal como a maioria ou totalidades das soluções de Virtual Desktop, irá permitir que o device seja cada vez mais uma peça não fundamental no processamento de dados e aplicações. Os utilizadores poderão utilizar um dispositivo com um sistema operativo não Microsoft, ou mais limitado (por ex. o Windows 10 S) e trabalhar dentro do Desktop Virtual num sistema operativo Enterprise com acesso a todas as funcionalidades e aplicações que sejam permitidas pelas Organizações, num ambiente seguro e controlado.

Este serviço disponibilizará tanto o Virtual Desktop Full, com todas as aplicações disponíveis bem como o acesso documentos e e-mail, como Virtual Apps. Isto quer dizer que se as organizações assim o entenderem, poderão apenas disponibilizar Apps virtualizadas, no mesmo ambiente seguro e controlado, dando uma experiência semelhante como se as aplicações estivessem instaladas no Endpoint.

Ainda não é totalmente claro o valor a pagar por esta solução. No entanto, sabemos que estará disponível gratuitamente para clientes que detenham licenciamento de Windows E3 ou E5 ou Microsoft 365 E3 e E5, pagando assim apenas a Virtual Machine e o storage utilizado. Toda a infraestrutura necessária ao correto funcionamento da solução (networking, connection brokering e gateway) estará incluído no serviço e garantido pela Microsoft.

Finalmente a Microsoft entra no mundo das soluções DaaS (Desktop as a Service), com um desktop full. Digo finalmente porque há mais de uma década que existem diversas soluções de DaaS disponíveis no mercado mundial. Dando um exemplo nacional, a Knowledge Inside (KI) disponibiliza ambientes multi-user de Virtual Desktop (NIODO Desktop) integrado com Office e aplicações de terceiros desde 2009. Este desktop inclui igualmente o Office, aplicações de terceiros e acesso a documentos e e-mail. Os providers como a KI têm ainda a possibilidade de acrescentar todo o suporte inerente à solução como um serviço. O anúncio da Microsoft vem validar e confirmar que as empresas que há anos desenvolvem este tipo de soluções, estavam (e estão) no caminho certo! Bem-vindos a este mundo! Aguardamos com expectativa a possibilidade de poder testar a solução e validar os argumentos anunciados pela Microsoft.

Comments