Opinião: Regresso às aulas com um Surface GO e o Onenote

Publicado a 8/31/2018 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Começo por afirmar que ainda não utilizei um Surface GO. Assim, esta opinião é baseada na minha expetativa sobre o equipamento que apenas há alguns dias chegou ao nosso país e que estou seriamente a pensar adquirir como primeiro PC para a minha filha de 10 anos.

O Surface GO é então o mais pequeno da família Surface, equipado com o Windows em modo S (mais sobre isto mais à frente), com o tamanho aproximado de um iPad e um peso de 522g. Existem dois modelos que diferem na capacidade e memória.

Este mini Surface quando apetrechado com a famosa capa/teclado específica do Surface e com a caneta torna-se um computador ultra transportável para quase todo o serviço. Fácil de deduzir que este não é um computador potente e que o ecrã é pequeno, logo será um bom candidato para segundo computador (aquele que anda sempre connosco) ou uma excelente solução para introduzir os miúdos no mundo Windows e do Surface, como um instrumento de estudo e de lazer.

O facto de vir equipado com o Windows em modo S, não é a meu ver inocente, pois permite que exista um melhor controlo da performance da máquina. Com este Windows apenas podem ser instaladas aplicações a partir da Windows Store. Esta seja talvez a razão pela qual as reviews de performance são positivas para uma utilização light, pois os softwares pesados como os de edição de vídeo e imagem, não podem ser instalados nesta versão “S”.

Mas é mesmo por estarmos perante um mini surface com o Windows 10 S que eu considero que poderá ser o computador ideal para crianças estudantes. Apesar de não muito barato, sendo fabricado pela própria Microsoft, será certamente um equipamento com excelente qualidade e desenhado de raiz para o Windows. Leve e pequeno, permite que as crianças o transportem para todo o lado. Concebido para o Office 365, que por sinal é gratuito para estudantes é uma excelente ferramenta de trabalho escolar, principalmente o multifacetado caderno digital o OneNote, que como muitos já sabem é a minha ferramenta favorita da suite do Office. O Windows S, neste caso particular de utilização é uma grande vantagem, pois ao apenas executar Aplicações da store, evita que algum clique inocente num site suspeito ou e-mail resulte na instalação de software malicioso, mantendo assim a criança num ambiente mais seguro que o tradicional Windows com aplicações “instaláveis”.

Com o Onenote e o Surface Go o aluno pode facilmente, inserir fotografias do quadro escolar, desenhar ou escrever à mão, gravar áudio e criar listas. Partilhar os conteúdos com os colegas bem como trabalhar em conjunto em projetos é também uma fácil realidade. Inserir documentos, recortes de sites web e anotações a estes mesmos recortes é também simples.

A organização fica ao critério do utilizador, podendo criar múltiplos cadernos, com secções e páginas para cada disciplina e tema.

Mas se a vantagem do Surface GO em relação a um tablet Android ou iPad é a capacidade de trabalho, o lazer não fica de fora. A loja da Microsoft, apesar de não tão apetrechada como a da Google ou Apple, contém inúmeras opções lúdicas onde não falta o Minecraft, o Facebook, Instagram, Spotify e outras apps para entreter as crianças nos tempos de brincadeira ou em longas viagens.

Estou convencido de que esta é uma excelente ferramenta para o regresso à aulas e o equipamento ideal para introduzir os mais jovens a um computador Windows. Mais sobre esta experiência em breve!

Comments