Onenote para o Ensino

Publicado a 2/27/2017 por Knowledge Inside em Review
image

A Microsoft tem investido ao longo dos anos na área da Educação. Pode ser “apenas” porque os alunos de hoje serão os seus clientes no futuro mas é um facto que tem disponibilizado ferramentas que ajudam muito as instituições de ensino, os professores e os alunos a utilizarem ferramentas produtivas no ensino e agradáveis de utilizar.

Já há algum tempo que o Office 365 é oferecido aos alunos e professores. Desde a simples utilização do e-mail passando pela utilização dos bem conhecidos Word, Powerpoint e Excel online, até à utilização de ferramentas mais recentes como o Sway ou o Onenote. É neste último que vamos focar a nossa atenção este mês e num add-in disponibilizado recentemente para a área de Educação, o Class Notebook add-in for Onenote.

Este add-in está disponível para utilização no Onenote online ou para instalação diretamente na versão Onenote Desktop 2013 e 2016. Algumas das funcionalidades incluídas neste add-in são:

  • Fácil e rápida distribuição de páginas ou seções aos alunos;
  • Distribuição de conteúdos individualizados a cada aluno ou a grupos de alunos;
  • Entrega e revisão de trabalhos dos alunos;
  • Facilidade de administração do sistema, como a criação de cadernos para cada turma, convites para professores e inclusão ou remoção de alunos;
  • Ligação a sistemas de gestão de ensino e conteúdos para alunos;

Detalhando um pouco mais algumas das funcionalidades acima descritas, uma das funcionalidades mais utilizadas é a distribuição de conteúdos pelos alunos. E é muito simples! Basta criar o conteúdo que se pretende partilhar numa página do Onenote, depois selecionar a opção “Distribute Page” e escolher para quem deve ser disponibilizada a informação. Pode ser distribuída para uma secção específica de todos os alunos ou apenas para alguns, podendo ser distribuída também para várias turmas em simultâneo. Se por acaso houver um engano, pode ser feito o “Undo” da distribuição.

Outra funcionalidade muito interessante é a possibilidade de distribuir uma página de “Trabalho de Casa” ou outro tipo de tarefa para todos os alunos. Mais uma vez muito simples de utilizar. Basta selecionar a página com o conteúdo e disponibilizar para os alunos. Depois, quando for necessário fazer a verificação do trabalho, escolhe-se a opção “Review Student Work” e acede-se à secção pretendida em cada um dos estudantes. Se a página se encontrar a “Bold” é porque existe um conteúdo novo ainda não visualizado pelo professor.

Por fim, realçar a possibilidade de ligação deste Onenote add-in a sistemas de LMS (Learning Management System) e SIS (Student Information System). Além de automatizar as ligações a cursos e conteúdos disponibilizados por entidades certificadas, permite também a o envio através do Onenote das classificações dadas pelos professores aos trabalhos dos alunos diretamente para os sistemas de gestão de ensino.

O que nós dizemos
Depois de se conhecer as funcionalidades e facilidade de utilização do Onenote da Microsoft, está é uma ferramenta muito utilizada e preferida pelos utilizadores. Na área do Ensino, existem agora mais razões para utilizar o Onenote como um apoio essencial ao estudo. Com a facilidade de disponibilização de conteúdos entre professores e alunos, este é sem dúvida um exemplo de transformação digital. Além de todas as vantagens apresentadas, lembremo-nos que os alunos de hoje são quase dependentes deste tipo de tecnologia e conteúdos pelo que o estudo também deverá tornar-se mais agradável e apetecível!

Comments