Onde estão os especialistas em Cloud

Publicado a 3/31/2014 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Ninguém tem dúvidas que o Cloud Computing veio para ficar. Nos próximos anos vamos assistir a muitas mudanças, num mercado que tradicionalmente sofre grandes transformações e de forma bastante rápida. Os grandes players do mercado apresentam a uma velocidade alucinante soluções renovadas, novos serviços e o mercado parece estar a aceitar muito bem a mudança de paradigma. Mas, para que tudo isto funcione, não é suficiente ter empresas interessadas em dar serviços na Cloud e existir tecnologia que o permita. Uma peça chave são… as pessoas!

Não são consensuais os números relativos à utilização de serviços Cloud por parte das empresas, muito menos a taxa de crescimento que este serviço vai ter nos próximos anos. Mas é fácil de perceber que se nos basearmos nos números mais baixos, a taxa de utilização e a taxa de crescimento da adoção de Cloud Computing é suficientemente grande para gerar um interesse enorme nos fornecedores Cloud. Para poder suportar estas soluções, é necessário que as empresas recrutem para as suas linhas técnicas, especialistas em Cloud, quer seja para o lado do Service Provider quer para o lado do Cliente Final. Sendo uma área nascida há relativamente pouco tempo, não é fácil encontrar pessoas que detenham conhecimentos suficientes para serem considerados especialistas.

Quem quer enveredar pela especialização em Cloud Computing pode-se rever em uma ou mais das seguintes áreas:


Cloud Architect: arquitetura de sistemas Cloud. Este especialista terá de ter um conhecimento detalhado das mais variadas soluções disponíveis, tanto para desenvolvimento de Private Clouds como para utilização de Public Clouds e ambientes híbridos, construindo os cenários que melhor respondem aos objetivos traçados.

Cloud Security Specialist: conhecimento dos novos desafios que a Cloud cria na segurança da informação e como implementar e utilizar os novos modelos de segurança.

Cloud Developer: especialização em desenvolvimento aplicacional para utilização em Cloud, seja para construção de novas aplicações, quer para alteração das aplicações já existentes em ambientes On-Premises.

Cloud Infrastructure Manager: gere, monitoriza e otimiza a utilização das plataformas Cloud.

Provider Specialist: especialista nos produtos fornecidos pelos Providers, tanto para Clouds Públicas como para as Privadas, sendo conhecedor dos detalhes de cada uma das soluções utilizadas.

Considero que existem vários aspetos importantes que alguém que pretende ser um especialista em Cloud deve ter. Sem qualquer ordem especial, começo por considerar que a pessoa deve conhecer muito bem o conceito de Cloud Computing, conhecer os diversos tipos de serviço disponíveis, os principais fornecedores de Cloud e saber fazer a ligação entre estes e as necessidades das empresas. De uma forma geral deverá conhecer a oferta disponível e de preferência conhecer mais aprofundadamente as melhores soluções existentes.

Para ter este conhecimento é também importante ter experiência em TI. A experiência que cada um ganhou ao longo dos últimos anos em áreas distintas como a virtualização, o acesso móvel a aplicações e dados, a consumerização, e a segurança, são fundamentais para perceber bem o conceito Cloud Computing e tornar-se um especialista nesta área. Estes conhecimentos devem apoiar e suportar a especialização e não devem limitar a mudança de paradigma do Cloud Computing. Se ficarmos agarrados aos “velhos” conceitos dificilmente seremos bons nestas áreas mais jovens.

Além da experiência, é importante ter formação e certificação. Microsoft, VMware, Google e IBM, são alguns dos fornecedores que têm programas específicos de formação e certificação especializada em Cloud. Por exemplo na Microsoft, uma das certificações mais importantes para a Knowledge Inside, pode-se enveredar pelo caminho da certificação em Private Cloud, certificação baseada em Windows Server 2012 e System Center 2012. Existem também certificações independentes dos Providers que são muito interessantes e que podem dar um contributo essencial para a especialização em Cloud. Duas das mais conhecidas podem ser adquiridas na CompTIA (http://certification.comptia.org) e na Cloud School (http://www.cloudschool.com/).

Vemos cada vez mais surgirem ofertas de vagas para especialistas em Cloud. Tanto para empresas fornecedoras de TI como para Clientes finais, esta é uma especialização que tem tendência a ser uma obrigatoriedade em qualquer curriculum. Está preparado para responder a estas ofertas? Onde estão os especialistas em Cloud?


Comments