Oito mochilas do Microsoft TechEd

Publicado a 7/30/2014 por Knowledge Inside em Opiniao
image

O Microsoft TechEd é a maior conferência técnica da Microsoft. Realizada anualmente em vários locais do Mundo, o objetivo do TechEd é formar os profissionais de TI nas tecnologias Microsoft e facilitar o contacto com os especialistas e responsáveis de produto. Na Europa o evento chama-se TechEd Europe e a sua realização vai alternado entre Espanha, Holanda e Alemanha.

O evento desenrola-se numa semana intensa onde são oferecidas aos participantes centenas de sessões técnicas com oradores de topo, alguns mesmo com estatuto de estrela no mundo das TI, como é o caso do Mark Minasi ou o Mark Russinovich. Para além das sessões técnicas existem ainda múltiplos laboratórios a decorrer durante todo o evento, sessões Keynote com os executivos de topo da Microsoft a apresentar os novos lançamentos e a estratégia da Microsoft, exames de certificação, uma área de exposições e como não poderia deixar de ser, bastantes festas e networking.

Este tipo de eventos, no meu caso, é o que realmente funciona em termos de formação. A formação técnica clássica em sala de aula não me traz retorno significativo, para ser sincero na maior parte dos casos aborrece-me. O “estar” num evento desta envergadura, junto dos melhores, inspira-me, faz-me querer saber mais e possibilita a discussão um para um com alguns especialistas de produto sobre dúvidas, problemas ou até sugestões.

O recente anuncio de que o TechEd como o conhecemos terminou para dar lugar a uma mega conferência anual única a realizar-se nos Estados Unidos fez-me refletir e olhar para as oito edições em que participei. Assim, através das muito apreciadas mochilas ou pastas que são oferecidas a cada participante descrevo o que de mais relevante se passou em cada edição:



TechEd Europe 2003

Grande evento realizado em Barcelona, contou com cerca de 7000 participantes e uma festa memorável no Porto Olímpico para celebrar a sua 10ª edição.

O foco na altura era o Windows Server 2003, o Visual Studio.Net 2003 e o novo Microsoft Office 2003.

Estávamos também na altura do novíssimo Windows Mobile 2003 e dos famosos HP IPAQ

TechEd Europe 2004

Rumo a Amesterdão para um evento ainda maior que o anterior. Mais de 400 sessões técnicas com o novo SQL 2005 (Yucon) como um dos temas quentes do momento.

Assisti a sessões com a “SQL Guru” - Kimberly L. Tripp que ainda hoje é uma das pessoas que sigo e consulto quando necessito de atualizar as minhas (modestas) competências como DBA.

As sessões sobre segurança esgotavam as salas com os entusiasmantes Steve Riley e Jesper Johansson.

Uma grande recordação deste evento, que se realizou durante o euro 2004: A festa da comitiva Portuguesa realizou-se num bar muito engraçado no centro de Amesterdão, onde vimos em direto a meia final Portugal –Holanda!

http://www.youtube.com/watch?v=7G4_v43ZP2s

TechEd Europe 2005

Retornamos a Amesterdão.

A jornada da Microsoft na virtualização estava prestes a começar e todos os participantes tinham direito a uma cópia do Virtual Server 2005 Enterprise Edition de oferta!

Foi anunciado o Roadmap do System Center e a RC do DPM. Já se espreita o novo Windows Longhorn (aka Windows 2008)

TechEd IT Forum 2006

Barcelona. Este ano o TechEd foi dividido em dois: Um evento para developers na primeira semana e outro para IT Pros na semana seguinte. Cerca de 4000 participantes em cada um dos eventos!

O Windows Vista e Office 2007 estavam preparados para sair – RTM!

Exchange Server 2007, Isa Server 2006 e o Antigen também tiveram algum tempo de antena.

TechEd IT Forum 2007

Novamente Barcelona, Nos mesmos moldes do ano anterior

Neste evento foram anunciadas as edições, preço e tipo de licenciamento para o Windows Server 2008. O Hyper-V foi também alvo de destaque. O SCCM 2007 e o Bitlocker eram também na altura tema de várias sessões.

A revelação do evento foi o Marcus Murray e as suas sessões de hacking.

TechEd EMEA IT Pro 2008

Barcelona mais uma vez. Ano em que o Obama foi eleito!

Muitas sessões Hyper-V ,VMM e Windows Server.
Foram mostradas as novidades do Windows Server 2008 R2

TechEd Europe 2012

Mais um vez em Amesterdão. Retoma-se o formato original do evento.

Muito bom TechEd num ano cheio de novidades e assuntos para explorar: Windows Server 2012, System Center 2012, Azure ,Windows Phone 8, Surface, etc.

A festa do evento foi no relvado do magnifico Amsterdam Arena, onde assistimos em direto ao Portugal – Espanha do Euro 2012!
http://www.youtube.com/watch?v=0bAlCJU9FTg

TechEd Europe 2013

Rumamos a Madrid. Desta vez a viagem foi de carro.

Cloud! Cloud! Cloud! É apresentada a visão de tornar a Microsoft numa empresa de Devices e Serviços.

Novidades CloudOS: Windows Server 2012 R2, System Center 2012 R2, SQL Server 2014, Azure.

Foi oferecido a cada participante um mega desconto na aquisição de um Surface Pro e/ou Surface RT.

Comments