O novo perfil de um profissional de TI

Publicado a 1/31/2017 por Knowledge Inside em Opiniao
image

Muito se tem falado do futuro dos departamentos de informática das empresas e do futuro da profissão de IT Pro ou em bom português do Técnico de Informática. De facto a Cloud representa a o maior desafio que estes profissionais já enfrentaram na sua vida profissional. Não é de estranhar que alguns destes profissionais resistam com unhas e dentes à Cloud e defendam o seu território como se de uma guerra tratasse. Este comportamento é normal, é da natureza humana!

No outro lado da fileira, temos os programadores, que ao contrário dos técnicos de informática, vêm na Cloud um facilitador, uma forma de rapidamente e a baixo custo poderem testar as suas ideias e as colocarem em produção sem, adivinhem, recorrer ao departamento de informática!

Mas o cenário está assim tão negro para este tipo de profissional? Eu diria que depende do perfil e da sua capacidade evolutiva. Instalar computadores e servidores, “formatar” o pc quando é preciso, instalar o Office ou outras aplicações, resolver problemas com impressoras, verificar os backups ou configurar a firewall são tarefas que cada vez menos terão lugar ou que ficarão reduzidas ao mínimo. Isto acontece não só por causa da Cloud, mas também porque os PCs num futuro breve já não vão ter de ser instalados e formatados com o padrão da empresa e a nova geração de profissionais que está a entrar nas empresas não precisa nem quer ajuda e não valoriza este tipo de tarefas.

Um profissional que instala o Excel num computador, mas que depois quando alguém lhe coloca uma dúvida sobre a criação de uma pivot table ou acerca de umas VLookups diz que não percebe nada disso, terá de repensar a sua evolução. É que clicar em “sim” num assistente de instalação, qualquer pessoa hoje em dia consegue fazer ou não?

Assim, na minha opinião, para continuar no mercado, um técnico de informática tem de adquirir competências de programador e tornar-se um simplificador e um especialista em infraestruturas cloud.

O IT Pro não vai desenvolver aplicações, mas vai ser um especialista em automatização, vai construir scripts em powershell ou outra linguagem e vai compreender o negócio e conhecer os dados da empresa onde trabalha como ninguém.

Este é o especialista que é chamado, não só para colocar no ar uma nova VM, ou uma Base de dados mas também quando é necessário, numa produtora de vinhos, recolher os dados em tempo real de todas as sondas de humidade do solo e temperatura da vinha e analisar a informação com o Power BI com uma exatidão tal que permita garantir a saúde de suas colheitas e a produtividade dos seus recursos.

Este tipo de competências não estão destinadas a um programador, mas sim a este novo IT Pro. Na realidade um generalista, que conhece o negócio e as tecnologias como ninguém e que consegue integrar todo o tipo de dados e colocar as diversas aplicações a trabalhar para o negócio. Um “problem solver” com uma grande mais-valia na organização. Este novo IT Pro terá de ter especialização em soluções Cloud para melhor poder viabilizar os projetos que a empresa vai abraçar no futuro.

A boa notícia é que este desafio é fascinante e o caminho para estes profissionais faz-se para cima, ganhando relevância nas empresas ao produzirem impacto positivo no negócio onde trabalham!

Saindo da generalização, para um profissional de TI que pretenda evoluir para uma área de especialização e valorizar-se ainda mais, deixo uma dica: Big Data e Análise de Dados.

Comments