O novo CEO da Microsoft? Era o esperado

Publicado a 2/28/2014 por Knowledge Inside em Mercado
image

Foi muita a especulação que esteve por detrás da nomeação do substituto de Steve Balmer enquanto CEO da Microsoft, após este último ter referido, no fim de 2013, que se iria retirar. Após muita tinta ter corrido, a gigante norte-americana finalmente anunciou o seu novo líder: Satya Nadella é o novo CEO.

O veterano gestor, de naturalidade indiana, apresenta-se como o terceiro CEO da empresa, ascendendo do cargo de Executive Vice President de Cloud e Enterprise Group. O responsável ingressou na Microsoft em 1992, proveniente na altura da Sun Microsystems, e apresenta-se como o melhor candidato à posição de CEO. “A Microsoft é uma daquelas companhias raras que verdadeiramente revolucionaram o mundo através da tecnologia, e não me podia sentir mais honrado em ter sido o escolhido para a liderar”, afirmou Satya Nadella.

O próprio Bill Gates, fundador da empresa, é um convicto apoiante desta nomeação: “Satya Nadella é a pessoa certa para liderar a Microsoft nesta altura de transformação. É um líder nato e com provas dadas, e com um profundo conhecimento em engenharia, visão empresarial e capacidade de mobilização de equipas. A sua visão de como a tecnologia pode ser usada em todo o Mundo é exatamente o que a Microsoft precisa neste novo capítulo da sua existência.”

Um dos principais primeiros “anúncios” sob a alçada do novo CEO foi recentemente no World Mobile Congress, o principal evento mundial de mobilidade, que teve lugar em Barcelona entre 24 e 27 de Fevereiro. O responsável, que herdou a compra da Nokia, anunciada em Setembro de 2013, viu a empresa apresentar os seus novos equipamentos que vão ter sistema operativo.... Android. Este anúncio não deixou de ser uma surpresa para a grande maioria, até porque a Google é um dos principais concorrentes da Microsoft em várias áreas, e porque a Nokia tinha adoptado o Windows Phone como sistema operativo para os seus smartphones há cerca de três anos. No congresso em Barcelona, a empresa apresentou três aparelhos com o sistema do Google. Não deixa de ser uma estratégia arriscada que pode ter impacto no negócio móvel da Microsoft. Aguardamos agora as cenas dos próximos capítulos para ver se o gestor entrou com o pé direito.


O que nós dizemos

O pó ainda não assentou com a nova contratação. É um cargo de grande responsabilidade e para o qual apenas muito poucos estão talhados. Ao avaliar o trabalho que Satya Nadella tem feito até agora na empresa, e a julgar pelo apoio que está a ter do grande mentor da Microsoft, é a pessoa indicada para o cargo, e poderá trazer à Microsoft uma lufada de ar fresco que lhe permitirá continuar a fazer o que de melhor sabe: inovar.

Sinceramente, não entendemos a estratégia por detrás do anúncio da Nokia, pois parece-nos que se trata de uma forma de defender que o sistema Android, da Google, é melhor do que o Microsoft Mobile. Mas esta decisão terá de certo algum objectivo. Veremos qual vai ser.

Comments